O prazo para que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorram contra a negativa de atendimento especializado termina nesta quarta-feira, dia 2. Inicialmente previsto para encerrar em 27 de outubro, o período foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC).
A interposição do recurso deve ser realizada exclusivamente pela Página do Participante. Para solicitar a reanálise do pedido de atendimento especializado, é necessário enviar a documentação que justifique a solicitação.
É importante que os documentos estejam nos formatos PDF, PNG ou JPG, com limite de 2MB. Eles devem ser legíveis e redigidos em português.
Para serem aceitos, os laudos precisam conter informações como nome completo do participante, diagnóstico detalhado e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID-10), além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou em órgão competente.
Recursos de acessibilidade
As condições que permitem o pedido de atendimento especializado incluem a presença de pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes e indivíduos com transtornos funcionais como autismo, dislexia e déficit de atenção.
Se o recurso for aprovado pelo Inep, o participante poderá ter acesso a recursos como provas em braile, ambientes de prova individuais, mobiliário apropriado, tempo adicional, uso de leitor de tela, provas com letras ampliadas e acompanhamento de guiamento ou intérprete.
Durante as provas, é permitido utilizar materiais próprios, incluindo máquinas de escrever em braile, óculos especiais e equipamentos de saúde. Todos os recursos autorizados estão descritos no edital do Enem.
Provas
As provas do Enem 2025 estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação. No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Sobre o Enem
O Enem é a principal ferramenta para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, servindo como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A nota do Enem pode ser utilizada em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que mantêm convênios com o Inep. Além disso, o exame também é uma opção para candidatos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência.