O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas entre os dias 14 e 18 de julho. Os interessados devem se cadastrar gratuitamente no Portal Acesso Único. Este semestre, o MEC oferecerá mais de 112 mil vagas, somando as oportunidades do primeiro e do segundo semestre de 2025.
Requisitos para inscrição
Para se inscrever, os candidatos devem atender a critérios específicos mencionados no edital. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média aritmética igual ou superior a 450 pontos e sem nota zero na redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal per capita deve ser de até três salários mínimos.
Classificação e processos
A classificação dos candidatos será determinada pela ordem decrescente das notas obtidas no Enem, levando em consideração o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. As prioridades são definidas da seguinte forma:
– Candidatos que não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento.
– Candidatos que não concluíram o ensino superior e foram beneficiados, mas já quitaram o financiamento.
– Candidatos que já concluíram o ensino superior e não foram beneficiados.
– Candidatos que já concluíram o ensino superior e foram beneficiados, tendo quitado o financiamento.
Resultados e lista de espera
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 29 de julho. Cada candidato será pré-selecionado para apenas uma opção de curso ou turno. Para aqueles que não forem pré-selecionados, haverá uma lista de espera, com pré-seleção ocorrendo entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Cronograma do Fies
É fundamental que todos os candidatos fiquem atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital para garantir a oportunidade de ocupar as vagas disponíveis.
Fies Social
O Fies também reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para os pré-selecionados que atendem a estas condições, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
Os candidatos com renda de até meio salário mínimo não precisam comprovar sua renda familiar, mas devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar as demais informações.
Vagas para pessoas com deficiência
Todos os candidatos com deficiência, independentemente do tipo de vaga, devem apresentar laudo médico que confirme sua situação, referenciando o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
O Fies é um programa do MEC que visa oferecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas com avaliação positiva.