4 de agosto de 2025
segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Escola apresenta modelo de ensino integral na Bahia

Com uma abordagem inovadora, uma escola pública de Salvador tem se destacado na implementação de um modelo de ensino integral que ultrapassa as barreiras do currículo tradicional. Este modelo inclui diversas opções de aprendizado, como esportes, uma sala das emoções, fisioterapia e aulas de música, além de um espaço específico para apoiar pessoas com neurodivergências.

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Estudantes da escola estadual Pedro Paulo Marques e Marques vivem uma experiência educativa que se estende por mais de sete horas diárias, promovendo um ambiente onde sua participação e protagonismo são reconhecidos. A diretora da escola, Liliane Fonseca, enfatiza que os alunos têm voz ativa na elaboração das atividades, demonstrando um engajamento considerável.

Serviços de apoio emocional são oferecidos, com uma sala de acolhimento supervisionada por um psicólogo, fundamental para ajudar estudantes em momentos difíceis, como a perda de um familiar, conforme relatado por uma aluna. Na mesma linha, a escola proporciona orientações práticas para estudantes atípicos, garantindo um acompanhamento efetivo.

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Estratégias de Inclusão

Para Manoel Calazans, assessor da Secretaria de Educação da Bahia, um dos desafios é equilibrar as atividades curriculares com hobbies que incentivem os jovens a permanecer na escola. Ele ressalta a importância de entender a diversidade cultural do estado e adaptar as atividades às características locais.

A estudante Livy Vitória, que cursa técnico em áudio e vídeo, destaca que a agência de notícias da escola oferece uma experiência prática valiosa para sua futura carreira. Atualmente, esse modelo de ensino integral, parte do Programa Escola em Tempo Integral, abrange cerca de 7.153 escolas no Brasil e beneficiou 1,3 milhão de estudantes, equivalente a um aumento significativo desde 2020.

Situação na Bahia

Embora a Bahia tenha 53,8% das escolas oferecendo ensino integral, a porcentagem de alunos nessa modalidade é de 20,9%, abaixo da média nacional. Programas sociais como Bolsa Família e Bolsa Presença têm sido pontos cruciais para manter os estudantes na escola, proporcionando um maior engajamento e interesse em realizar o Enem.

A parceria entre o governo da Bahia e o Instituto Natura tem proporcionado um apoio técnico para gestão de recursos, essencial para a continuidade do desenvolvimento do sistema educacional. Segundo Iara Viana, do Instituto, é importante que as escolas ajustem suas práticas pedagógicas para atender as demandas contemporâneas dos alunos, assimilando responsabilidades que tradicionalmente eram da família.

Impacto no Mercado de Trabalho

Pesquisas mostram que um aumento de 10% nas matrículas do ensino médio integral está ligado a um aumento de 3% nas contratações formais. O impacto é ainda mais significativo entre estudantes pretos, pardos e indígenas. Além disso, constata-se que a ampliação do ensino integral contribui para a redução de gravidez na adolescência e aumenta o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.

Essa abordagem holística da educação no Colégio Pedro Paulo Marques e Marques serve como um modelo a ser estudado e potencialmente replicado em outras partes do Brasil, buscando não apenas formar cidadãos, mas também atender às demandas emocionais e sociais de um público diverso.

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