9 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025

CNU: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) termina nesta terça-feira, às 23h59, no horário de Brasília. Portanto, é essencial que os interessados se atentem para não perder a oportunidade.

Continua após a publicidade

Requisitos para isenção

A isenção da taxa é destinada apenas a candidatos que se enquadram nas seguintes condições:

Continua após a publicidade

– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
– Ser doador de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
– Ter sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC).
– Ter realizado o curso superior com financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do MEC.

Solicitação de gratuidade

O pedido de isenção deve ser realizado de forma online, durante a inscrição, por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV). É necessário fazer login com a conta única no portal do governo federal, o Gov.br. Todos os documentos que comprovem a elegibilidade devem ser anexados na mesma plataforma.

Os formatos aceitos para os arquivos são JPG, JPEG, PNG e PDF, com tamanho máximo de 5MB. Importante ressaltar que não serão aceitos documentos entregues pessoalmente ou por outros meios.

Documentação necessária

A retificação do edital do CNU permite que os inscritos no CadÚnico não precisem informar o Número de Identificação Social (NIS) para comprovar a situação de hipossuficiência econômica. Candidatos que são ou foram bolsistas do Prouni ou beneficiários do Fies devem assinalar a opção correspondente durante a inscrição.

Os doadores de medula óssea devem anexar documentação comprobatória, como identidade com foto e comprovante de doação. É necessário também que o documento tenha informações legíveis da assinatura do responsável.

Vale destacar que a participação anterior em programas sociais não assegura isenção automática no CNU. Cada solicitação deve passar pelo processo de análise da FGV.

Resultados e prazos

Os resultados preliminares dos pedidos de isenção serão divulgados na quinta-feira e os candidatos que tiverem a solicitação indeferida poderão apresentar recurso entre os dias 11 a 14 de julho. O resultado final dos recursos será informado no dia 18 de julho.

Caso a isenção seja negada, será necessário pagar a taxa de R$ 70 para inscrições nos cargos de nível superior e médio até 21 de julho. A falta de pagamento resultará no cancelamento automático da inscrição.

Sobre o CNU 2025

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas ocorrendo em dois dias: a primeira com questões objetivas em outubro e a segunda com questões dissertativas em dezembro, apenas para quem passar na etapa anterior. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Os candidatos poderão escolher diferentes cargos dentro dos nove blocos temáticos disponibilizados. As provas serão aplicadas em 228 cidades em todo o Brasil.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:15 am
Anoitecer
05:41 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
10/10
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
22ºC
11/10
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
26ºC
12/10
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
13/10
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Thiago Luciani

Mamãe ou eu? O dilema que está destruindo relacionamentos

Leia também