O projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Mário Gurgel, em Vila Velha, tem como foco aproximar os alunos do Ensino Médio das práticas da polícia científica. Com o título “Práticas Investigativas – Jovens Peritos”, a iniciativa foi realizada em parceria com a Polícia Científica do Espírito Santo, coordenada pelo professor de Química William Cezar de Lima Silva.
O principal objetivo é promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos escolares e o trabalho pericial, incentivando o protagonismo dos alunos. A ação envolveu várias etapas, começando com uma palestra de um perito oficial, que introduziu os fundamentos das ciências forenses. Os estudantes, então, participaram de uma simulação de cena de crime, que serviu de base para que se dividissem em estações temáticas sobre balística forense, biologia forense, papiloscopia e química forense.
Estímulo ao pensamento crítico
O projeto foi concebido para estimular o pensamento crítico e científico dos alunos, promovendo a integração de matérias como Química, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologia. Os estudantes foram encorajados a observar, formular hipóteses e buscar evidências concretas para apresentar suas conclusões.
Assumindo papéis de “peritos”, os jovens puderam questionar, pesquisar e construir conhecimento de forma autônoma. A vivência também favoreceu o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, responsabilidade e trabalho em equipe.
Experiências transformadoras
O professor William Cezar de Lima Silva destacou a importância da experiência: “O princípio de Edmond Locard diz que ‘todo contato deixa uma marca’; com o projeto, não foi diferente. A vivência proporcionou uma experiência inter e transdisciplinar que não apenas transmitiu conteúdo, mas também despertou a capacidade de pensar, agir e transformar com base em evidências e valores”.
Ana Clara da Conceição Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio, expressou seu entusiasmo: “Amei a experiência! Foi um dia de descobertas. Quando os peritos apresentaram a prática forense de forma tão dinâmica, percebi que sonhos podem se tornar realidade. Descobri ciência onde nunca imaginei. Agora, é aprofundar e fazer tudo acontecer”.
Com essas atividades práticas, o projeto não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também os motivou a abrirem suas mentes para novas possibilidades no campo da ciência e investigação.