No último sábado (12), o Global Innovation Field Trip (GIFT), conhecido como o maior evento científico online do mundo, proporcionou uma plataforma internacional para a apresentação de projetos inovadores desenvolvidos por jovens talentos. Estudantes de 8 a 18 anos de vários países participaram desse importante encontro, que destaca a criatividade e o potencial das novas gerações.
Projetos inovadores da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Maria Horta
Dois projetos notáveis foram apresentados por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, em Vitória, que têm se destacado na Rede Pública do Espírito Santo. Os alunos demonstraram como a educação pode ser um motor de inovação, sustentabilidade e inclusão. O projeto STEM Experiment in Space, criado pela estudante Bárbara Rezende Martinelli, foi um dos destaques, com o objetivo de analisar a germinação de sementes sob radiação espacial. As sementes serão enviadas ao espaço utilizando balões equipados com cubos especiais e a proposta será submetida à Nasa (National Aeronautics and Space Administration) para análise.
Bárbara expressou sua satisfação: “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento do projeto do qual participei em 2024 e estou ansiosa por fazer parte dessa equipe internacional. É um momento marcante na minha vida e espero que essa experiência traga novidades para a ciência.”
Intelligent Garbage Collector: soluções sustentáveis
Outro projeto apresentado foi o Intelligent Garbage Collector, idealizado pela estudante Júlia Amorim Barreto. Este equipamento, alimentado por energia solar, foi desenvolvido para otimizar a coleta de resíduos sólidos de maneira sustentável, representando uma solução inovadora para a gestão de resíduos.
Experiência e reconhecimento internacional
O professor Luiz Gustavo Gomes, que orientou os estudantes, ressaltou como a participação no GIFT é uma demonstração do talento e potencial transformador da educação. “Receber o convite para participar do GIFT e apresentar os frutos do nosso trabalho foi uma surpresa extremamente positiva. É um reconhecimento que reforça o talento dos nossos estudantes e o poder transformador da educação”, afirmou.
A repercussão internacional dos projetos foi significativa, com menções em uma revista digital da Suíça, entrevistas em canais de TV e uma oportunidade de estreitar laços com a Nasa, inspirando jovens de todo o mundo a se engajar na preservação do planeta.