13 de maio de 2025
terça-feira, 13 de maio de 2025

Alunos de Colatina debatem sobre cidades inteligentes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honório Fraga, em Colatina, promoveu o projeto “Urbanidade 4.0: Explorando as Cidades Inteligentes” entre 15 de março e 14 de abril. O objetivo da ação é destacar a educação como um pilar fundamental na formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de atuar na transformação urbana. Os alunos foram incentivados a desenvolver o pensamento colaborativo e a se conectar com temas contemporâneos relevantes.

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Desafios para o futuro urbano

De acordo com o professor de Geografia e coordenador do projeto, José Augusto de Araújo Pires da Luz, os alunos foram estimulados a repensar os espaços urbanos com foco em tecnologia, sustentabilidade e inclusão. O ambiente escolar se tornou um verdadeiro laboratório de ideias, unindo o conhecimento acadêmico às questões do cotidiano.

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Atividades práticas e envolvimento dos alunos

Para implementar o projeto, foram realizadas atividades diversificadas, como debates em sala de aula, pesquisas, rodas de conversa e ações colaborativas no contraturno escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar nos conceitos de cidades inteligentes e discutir melhorias para a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Soluções inovadoras para cidades inteligentes

Entre as propostas desenvolvidas pelos estudantes, destacam-se o uso da inteligência artificial no gerenciamento de resíduos sólidos, iniciativas para promover a convivência comunitária, ações para o bem-estar animal, e estratégias para aumentar a eficiência energética e o uso consciente da água.

Educação como agente de transformação

O professor Pires da Luz enfatizou a importância da educação como agente de transformação. Ele destacou que a Geografia atual deve apresentar alternativas para o desenvolvimento urbano e fomentar políticas de mudança. “Quando promovemos a participação efetiva dos cidadãos e integramos diferentes inteligências, humana e artificial, criamos novas formas de governança municipal”, afirmou.

Reflexão sobre a cidade

O estudante Christian Alifer compartilhou que a participação no projeto foi uma oportunidade valiosa para perceber a cidade sob uma nova perspectiva. “A combinação de tecnologias e o conceito de urbanidade facilita a criação de um espaço urbano mais acolhedor e inclusivo. Cidades inteligentes vão além da tecnologia, abrangendo a integração da inteligência coletiva e humana”, comentou o jovem.


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