16 de agosto de 2025
sábado, 16 de agosto de 2025

Ministério da fazenda aumenta estimativa do PIB em 2025 para 2,5%

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a previsão do crescimento econômico do Brasil para 2025, ajustando de 2,4% para 2,5% a estimativa do PIB. Esta informação está no novo Boletim Macrofiscal divulgado recentemente pela SPE. Além disso, o boletim revisou a expectativa de inflação medida pelo IPCA de 5% para 4,9%.

Continua após a publicidade

O aumento da projeção do PIB foi influenciado pela revisão de estimativas do setor agropecuário e pelo mercado de trabalho aquecido. No entanto, não foi considerado o impacto potencial do aumento tarifário do governo Donald Trump, decidido após a compilação dos dados.

Continua após a publicidade

Desempenho Econômico e Tarifas

Ainda que tenha aumentado a previsão de crescimento do PIB, a SPE prevê que a economia desacelere no segundo semestre. Para 2026, a previsão de crescimento foi ajustada para 2,4%. A previsão para o IPCA permanece acima da meta de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN), estabelecida com um teto flexível de 4,5%. A expectativa para 2026 foi mantida em 3,6%.

Quanto às tarifas estadunidenses, a SPE observou que o impacto das tarifas mais altas provavelmente se limitará a setores específicos, com influência marginal sobre a projeção de crescimento para 2025.

Perspectivas dos Setores Produtivos

A SPE também revisou as projeções para os setores produtivos. Para a agropecuária, a previsão de crescimento do PIB foi elevada de 6,3% para 7,8%, refletindo melhores perspectivas para as safras de milho, café, algodão e arroz. O crescimento estimado para o setor de serviços aumentou ligeiramente de 2% para 2,1%. Já para a indústria, a previsão de crescimento foi reduzida de 2,2% para 2% devido à influência das altas taxas de juros.

Estimativas de Inflação

O Boletim Macrofiscal também revisou outras projeções de índices de inflação. O INPC, utilizado para ajustes do salário mínimo e pensões, deverá encerrar o ano com uma variação de 4,7%, uma leve redução comparada à estimativa anterior de 4,9%. Já a projeção para o IGP-DI, que inclui preços no atacado, construção civil e consumidor final, foi corrigida de 5,6% para 4,6%, mais sensível às variações cambiais.

Essas previsões fazem parte do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que será divulgado dia 22. Este relatório é bimestral e inclui projeções orçamentárias baseadas no desempenho das receitas, gastos do governo, e outros indicadores econômicos, contribuindo para decisões de bloqueio de gastos não obrigatórios em conformidade com metas fiscais.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:02 am
Anoitecer
05:28 pm
17ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
17/08
Dom
Mínima
19ºC
Máxima
22ºC
18/08
Seg
Mínima
18ºC
Máxima
22ºC
19/08
Ter
Mínima
20ºC
Máxima
21ºC
20/08
Qua
Mínima
19ºC
Máxima
22ºC
Colunistas
Edgar Mendes Souza Wan Der Maas Rosa

O que tem na poeira da nossa casa?

Leia também