Nesta sexta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, em audiência pública em Brasília, as novas imagens que serão utilizadas nas embalagens de produtos derivados do tabaco. A atualização das advertências visa reforçar a comunicação sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo.
A Anvisa destacou que as novas advertências são cruciais para manter a eficácia das mensagens sobre os danos causados pelo tabaco. “Essas advertências representam uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas do país”, afirmou a agência.
O novo conjunto gráfico inclui sete imagens impactantes que abordam temas como aborto, cegueira e câncer, acompanhadas de mensagens que evocam dor e desespero. As imagens, em cores amarelas vibrantes, serão impressas em embalagens de cigarros, charutos e outros produtos. Nos mostruários de lojas, o foco será nas consequências do fumo passivo.
Para aumentar a acessibilidade, as novas peças publicitárias terão QR Codes que direcionam a conteúdos em áudio sobre os riscos do tabagismo, facilitando o acesso para pessoas com deficiência (PCD).
As propostas coletadas na audiência pública serão analisadas por uma equipe técnica da Anvisa para a elaboração de uma nova norma, com atualizações previstas a cada dois anos, até 2027.
O modelo de aviso de advertência em produtos de tabaco foi introduzido no Brasil em 2001 e já passou por quatro atualizações. O país foi um dos primeiros a exigir imagens nos avisos, seguindo recomendações internacionais.