segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Ufes abre inscrições para pesquisas em neurorreabilitação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), através do Grupo de Ensino e Pesquisa em Neurorreabilitação e Neuromodulação (GPENN) e do projeto de extensão Neuromodulação para Todos, está com inscrições abertas para estudos destinados a pacientes com doença de Parkinson e trauma cranioencefálico (TCE). São oferecidas no mínimo 30 vagas para voluntários, que participarão de um tratamento com sessões de treino de marcha e estimulação transcraniana.

Continua após a publicidade

As pesquisas estão vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF/Ufes) e são coordenadas pelo professor Fernando Zanela. Os interessados devem se inscrever através do formulário disponível para selecionar o estudo que melhor corresponde à sua condição.

Estudo sobre Doença de Parkinson

Continua após a publicidade

O projeto “Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) no Treinamento de Caminhada, Mobilidade e Redução de Quedas na Doença de Parkinson” é liderado pelo doutorando Jader Rocha. Este estudo é destinado a pacientes com diagnóstico de Parkinson, com mais de 40 anos, que enfrentam dificuldades de marcha e travamento. São oferecidas 30 vagas, e os atendimentos ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia, campus de Maruípe, nas segundas, quartas e sextas-feiras. O tratamento inclui treino de marcha e estimulação cerebral não invasiva, com a expectativa de melhorar a velocidade da marcha e reduzir quedas.

O professor Fernando Zanela explica que o foco do estudo é melhorar a marcha dos pacientes, que frequentemente enfrentam rigidez muscular, tremor e lentidão nos movimentos. A combinação de treino de marcha na esteira e estimulação transcraniana visa estimular o cérebro e aprimorar a mobilidade.

Estudo sobre Trauma Cranioencefálico

O projeto “Efeitos do Treinamento de Marcha no Lokomat na Melhora da Marcha e Participação Social de Indivíduos Após Trauma Cranioencefálico (TCE)” é conduzido pela estudante de mestrado Jéssica Buarque. Este estudo é voltado para pacientes de 18 a 50 anos que sofreram trauma grave na cabeça há entre seis meses e três anos e ainda apresentam dificuldades de marcha. O tratamento utiliza o exoesqueleto Lokomat, disponível na Ufes, para ajudar na melhora da marcha.

Os atendimentos são realizados na Clínica Escola Interprofissional de Saúde (Ceis), campus de Maruípe, ao longo de um mês, três vezes por semana, com horários flexíveis para acomodar a disponibilidade dos pacientes. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso do Lokomat para melhorar a capacidade de caminhada dos pacientes com TCE.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails dos responsáveis pelos projetos.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:17 am
Anoitecer
06:26 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h
21/01
Ter
Mínima
24ºC
Máxima
31ºC
22/01
Qua
Mínima
25ºC
Máxima
30ºC
23/01
Qui
Mínima
24ºC
Máxima
30ºC
24/01
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
30ºC
Colunistas
Céia Poubel

Programa Todas Elas: entrevista com a vereadora Karla Coser na ESX...

Leia também