Celulares, tablets, computadores; as crianças estão cada vez mais conectadas e expostas as telas. Seja para jogar um joguinho, ver ou gravar vídeos, a combinação criança e tela tem se tornado cada vez mais inevitável.
Entretanto permanecer um tempo longe das telas, não é só positivo, é também necessário.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, há um tempo de tela recomendado para diferentes faixas etárias.
Para crianças de dois anos é zero. Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.
Mas, se para os adultos, ficar distantes das telas é um desafio, imagine para os pequenos que nasceram em um mundo repleto de telas. Por isso, selecionamos algumas dicas para entreter a criançada fora das telas. Confira a seguir:
1. Caça ao tesouro: Crie um mapa do tesouro e esconda pistas pela casa ou quintal para as crianças seguirem até encontrar o “tesouro”.
2. Dia de piquenique: Faça um piquenique no quintal ou até mesmo dentro de casa. As crianças podem ajudar a preparar lanches simples e se divertir com uma refeição diferente.
3. Leitura em grupo: Escolha livros apropriados para a idade e faça uma sessão de leitura em grupo. Isso não só promove o amor pela leitura, mas também proporciona um momento acolhedor.
4. Teatro de sombras: Utilize uma lanterna e as mãos para criar sombras divertidas na parede. As crianças podem inventar histórias ou encenar pequenos dramas.
5. Oficina de culinária: Envolva as crianças na cozinha, permitindo que ajudem a preparar receitas simples. Isso não só é divertido, mas também ensina habilidades práticas.
Lembre-se, a diversão fora das telas não só entretém, mas também promove o desenvolvimento saudável das crianças.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui