A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos (monkeypox) como emergência de saúde global, neste sábado (23). Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo a BBC.
“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.
Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão. Segundo o diretor-geral da OMS, cerca de metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos já tem acesso garantido a vacinas.
Sintomas
Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica.
Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.