13 de agosto de 2025
quarta-feira, 13 de agosto de 2025

A Bela não quer saber da Fera

Lembra dos filmes que você assistia quando era criança? Das fábulas e histórias de conto de fadas? E você já se perguntou porque na Bela e a Fera, o monstro era o homem? Essa é a nossa reflexão de hoje: o tropo da Bela e a Fera. 

Continua após a publicidade

Primeiro, o que é tropo? Neste caso vamos falar de Tropo Narrativo, que é uma “[…] figura de linguagem para transmitir um conceito ao leitor [espectador], o termo ‘tropo’ também é utilizado para descrever os conceitos recorrentes utilizados em narrativas fictícias, também designadas como ‘clichês’ quando se repetem ao ponto de se tornarem previsíveis”

Conheci o termo “tropo”, em especial o tropo da Bela e a Fera, na postagem da Ana Paula Barbosa, que tem um perfil no Instagram chamado Narrativa Feminina. Na postagem em questão, que deixo linkada AQUI, a Ana Paula fala de uma discussão levantada pela gringa Kayla Nicole, sobre as obras que retratam um romance entre humano e criatura, a humana é sempre retratada por uma mulher, e a criatura um homem. 

Continua após a publicidade

São vários exemplos, especialmente se pensar nas adaptações da Bela e Fera, ou nas princesas da Disney, mas destaco Shrek e Fiona, que por ser uma paródia dos contos de fadas tão endeusados pela Disney, opta por um final onde a humana vira criatura. Porém, o tropo da Bela e Fera continua no filme do Shrek, já que a fera se apaixona pela princesa. 

A discussão levanta perguntas que acho importante reproduzir aqui: “Será que é porque se espera que as mulheres amem os homens apesar de seus defeitos? Enquanto esperamos que os homens só amem nossa beleza? A única coisa que a mulher pode ser em tela é objeto de desejo?”.

Quando as histórias, sejam livros ou filmes, retratam mulheres animalescas, que não seguem o padrão de beleza normativa, retratam como vilãs. É só lembrar da Úrsula da pequena sereia, que foi inspirada em uma Drag Queen, ou seja, nem mulher era a inspiração. E por mais que tentemos ressignificar esse imaginário de que toda beleza é beleza, na prática não é isso que acontece.

Uma prova de que nós somos obrigadas a amar, mesmo que seja uma fera, é que somos ensinadas e forçadas a seguir um padrão. Esse padrão também existe para os homens, só não é tão reforçado e imposto como é para as mulheres. Se fosse, notícias como essa – “Apenas 3% dos homens brasileiros se acham feios, mostra pesquisa GQ” –  não mostrariam que a cobrança é só para um gênero.

Ser mulher não é fácil, mas romantizar histórias de criatura e humano, me parece um desserviço. Afinal, se somos a Bela da história, belas em todos os sentidos, independente de corpo, cor da pele, cabelo e qualquer outra coisa – Que relação vamos querer ter com a Fera? Será que vamos querer essa relação? – Acho que a Bela não quer saber da Fera.

Continua após a publicidade
Leticia Aguiar
Leticia Aguiar
Letícia Cristina é bibliotecária, empreendedora, costureira e amante dos cuidados capilares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:04 am
Anoitecer
05:27 pm
18ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
14/08
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
24ºC
15/08
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
22ºC
16/08
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
22ºC
17/08
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
21ºC
Colunistas
Lúcia Miranda

Acupuntura e emagrecimento: Será a chave que faltava na sua jornada?

Leia também