quarta-feira, 7 de maio de 2025

Importância da torra do café

Bebida mais popular do país, que supera até mesmo a cerveja, o café traz uma peculiaridade: a torra. A torra do café, sobretudo do café especial, é uma etapa fundamental no processo de produção, pois é ela que transforma os grãos crus em produtos aromáticos e saborosos, destacando as características únicas de cada lote. 

Continua após a publicidade

No contexto do café especial, a torra não é apenas um processo térmico, mas uma arte que exige conhecimento técnico, sensibilidade e atenção aos detalhes. Você pode estar se perguntando se isso também acontece com os cafés comuns, aqueles comprados em supermercados. Já adianto que não. Os cafés comuns são, quase sempre, submetidos a torras bastante escuras, sobretudo para mascarar a presença dos grãos imperfeitos, quebrados e mesmo a presença de impurezas, toleradas pela legislação brasileira.

Não é assim com os cafés especiais. Comercializados geralmente em grãos, os cafés especiais dão especial atenção ao processo de torra. Isso acontece porque na torra é que se dá a revelação de sabores e aromas. Com o desenvolvimento de compostos voláteis durante a torra, ocorrem reações químicas como a Maillard (reação entre aminoácidos e açúcares), além da caramelização, reações que geram os aromas e sabores complexos do café, como notas frutadas, florais, achocolatadas ou de nozes.  

Continua após a publicidade

Por conta disso, há especial atenção ao perfil da torra: torras mais claras preservam a acidez e nuances originais do grão (comum em cafés de origem única), enquanto torras mais escuras destacam corpo e amargor, mas podem mascarar características específicas do café especial. Por isso há maior incidência de cafés especiais com torras claras e médias do que com torras escuras.

Além da atenção ao perfil da torra, na produção de cafés especiais também há um respeito à origem e à qualidade do grão de café. Cafés especiais são cultivados em condições ideais (altitude, solo, clima) e processados com cuidado. Uma torra bem executada valoriza esses atributos, evitando sobrepor sabores artificiais ou queimar o grão. Por isso os torradores buscam um perfil personalizado, ou seja, ajustam tempo, temperatura e curva de torra para cada lote, considerando a variedade do grão (Arábica, por exemplo), o processamento (se é natural, lavado, honey ou outro) e as notas desejadas.  

Na produção de cafés especiais, as torras escolhidas a partir desses parâmetros também buscam consistência e padronização, ou seja, por serem vendidos como produtos premium, o consumidor espera uniformidade em cada xícara. Uma torra controlada, com equipamentos de precisão e monitoramento em tempo real garante que todas as safras mantenham a qualidade prometida. 

Mas podemos perguntar: o que isso tudo traz de consequência no produto final, na xícara? Uma torra adequada equilibra acidez, doçura, corpo e amargor, criando uma experiência sensorial única. Isso diferencia o café especial do café comum, também chamado de café de commodities. Esse cuidado especial também justifica o preço mais elevado do café especial. Torras mal executadas podem resultar em sabores indesejados, como sabor de queimado, amadeirado demais ou verde, o que pode arruinar a complexidade do grão. 

O principal desafio da torra de cafés especiais é perceber a sensibilidade do grão, uma vez que erros mínimos de temperatura ou de tempo podem destruir sabores delicados. Obviamente, para quem está acostumado com cafés de commodities, sempre torrados além da conta, há a tendência de associar café “forte” com café bom, mas o café especial, ao contrário, busca equilíbrio, não intensidade. 

A torra é o elo entre o campo e a xícara, e define a identidade do café especial. Se o produtor cuida do cultivo, o torrador é o responsável por traduzir esse cuidado em uma experiência memorável. Por isso, a torra não é apenas um processo técnico, mas uma forma de celebrar a diversidade e a excelência do café.

 

Continua após a publicidade
Reinaldo Olecio
Reinaldo Olecio
Reinaldo Olecio (PrestigeMan) é professor, sociólogo, tenista e especialista em equipamentos de Tênis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:59 am
Anoitecer
05:15 pm
26ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
08/05
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
09/05
Sex
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC
10/05
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
11/05
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Jardins de chuva: a solução simples e sustentável contra enchentes

Leia também