Para marcar o mês da criança, o UNICEF apresenta ao público um novo personagem: o Unicefito. Desenvolvido pela Africa Creative, uma agência reconhecida por sua criatividade e inovação, o mascote protagoniza a campanha “Amigo Invisível”, criada para evidenciar o trabalho discreto, porém essencial, que o UNICEF realiza no Brasil, beneficiando milhões de meninas e meninos.
Com a cor azul cyan como referência visual, identidade associada ao UNICEF, o personagem surge como um amigo invisível que acompanha uma menina em momentos significativos do cotidiano, da sala de aula ao posto de saúde, nas conversas com o conselho tutelar e nas interações com outras crianças. A narrativa pretende mostrar o Unicefito como expressão simbólica da presença do UNICEF no território brasileiro.
A organização, por meio de sua equipe e de parceiros, atua cotidianamente ao lado de agentes públicos em 2.266 municípios e 9 capitais, onde residem mais de 24 milhões de crianças e adolescentes, visando garantir os direitos de cada menina e de cada menino.
A campanha ressalta o conceito “Onde quase ninguém vê, o UNICEF está há 75 anos”, destacando a atuação em áreas vulneráveis e o efeito concreto das intervenções em comunidades pouco visibilizadas.
“O UNICEF atua no Brasil desde 1950, operando nos bastidores e na ponta, em parceria com agentes públicos, para garantir que cada criança e adolescente tenha acesso à educação, saúde e proteção, cresça de forma saudável, seja protegido contra violências e viva num ambiente sustentável com acesso à água, saneamento e higiene, além de boas políticas públicas”, explica o representante do UNICEF no Brasil, Joaquin Gonzalez-Aleman.
“O Unicefito representa, de maneira sensível e criativa, a presença contínua e transformadora do UNICEF na vida das crianças. Embora muitas vezes invisível, essa presença produz um impacto real e permanente”, afirma o CCO da Africa Creative, Sergio Gordilho.
O mascote já havia sido exibido em julho de 2025 como teaser em Brasília, despertando curiosidade durante a comemoração dos 75 anos da organização no Palácio do Itamaraty.
UNICEF, 75 anos de história no Brasil
Quando o UNICEF começou a atuar no País, em 1950, a infância brasileira enfrentava elevadas taxas de mortalidade infantil e baixa cobertura vacinal; o acesso à escola não era universal e havia inúmeros desafios a serem superados.
O trabalho do UNICEF contribuiu para transformar esse cenário, atuando na melhoria de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social. Em 1950, cerca de 16 em cada 100 crianças nascidas no Brasil não chegavam a completar um ano de vida; hoje, esse número foi reduzido para apenas uma. Naquele ano, a taxa de alfabetização entre adultos era de 49,5% e, em 2022, chegou a 93%. Esses são resultados de mudanças estruturais ocorridas em estados e municípios, com o apoio do UNICEF e de outras instituições.
Apesar dos avanços, os desafios permanecem. As infâncias e adolescências se transformaram, o contexto global evoluiu, surgiram novas oportunidades e direitos ainda por consolidar, além de questões emergentes que exigem atenção imediata.
Por essa razão, o UNICEF mantém seu compromisso diário com os direitos de cada menina e menino no Brasil, especialmente aqueles em maior vulnerabilidade, e agora conta com o Unicefito como mais um instrumento nessa missão.








