O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou que o processo no Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é exclusivamente uma questão do Brasil, rejeitando qualquer interferência externa dos Estados Unidos.
Essa afirmação ocorreu durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores, onde se discutiu a tarifa de 50% imposta pelo então presidente Donald Trump às importações de produtos brasileiros.
Interferência nos Assuntos Internos
Mourão foi enfático ao dizer: “Não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso que é interno nosso”. Ele destacou que se há injustiça no processo contra Bolsonaro, deve ser resolvido internamente pelo Brasil.
Ações de Trump e Desinformação
Após anunciar o aumento tarifário, Trump difundiu desinformações sobre o caso de Bolsonaro, alegando que se tratava de uma “caça às bruxas” e solicitando que o procedimento judicial fosse suspenso.
Desdobramentos Judiciais no Brasil
Na noite de segunda-feira, dia 14, a Procuradoria-Geral da República apresentou suas alegações finais ao STF, reforçando a acusação de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa para concretizar uma trama golpista.
O Supremo Tribunal Federal tem a intenção de julgar o núcleo central dessa trama, que envolve Bolsonaro e outros sete indivíduos, ainda este ano.