O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 11 municípios do Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas de junho. A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Os municípios afetados incluem: Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine, Trindade do Sul e Santa Cruz do Sul. Os primeiros dez registraram chuvas intensas, enquanto Santa Cruz do Sul enfrentou alagamentos.
Com esse reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil. Essas ações incluem a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
O Ministério informou que atualmente o Rio Grande do Sul conta com 358 reconhecimentos de emergência, sendo 309 por estiagem, 36 por chuvas intensas, seis por vendaval, três por queda de granizo, três por enxurradas e um por alagamento.
Os pedidos de recursos federais para medidas de defesa civil devem ser feitos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
“A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as informações dos planos de trabalho para avaliar as metas e valores solicitados. Após aprovação, uma portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado”, explicou o ministério.