O Governo Federal divulgou recentemente um guia essencial para fortalecer a educação digital e midiática nas escolas. Este material, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em colaboração com a Secretaria de Políticas Digitais, tem como objetivo fornecer diretrizes para a inclusão de temas digitais nos currículos escolares.
Orientações para a inclusão da educação digital
O guia oferece definições, marcos legais e fundamentos pedagógicos relevantes, além de abordar a importância da educação digital em um cenário global. Elementos sobre como monitorar e operacionalizar essas diretrizes também estão presentes, essencial para preparar os profissionais da educação para os desafios atuais.
Novos cursos sobre educação digital
Juntamente com o guia, foram lançados 60 novos cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. Esses cursos têm como foco o letramento digital, o uso pedagógico de tecnologias e a inteligência artificial na educação. O acesso é disponibilizado por meio de um webinário, transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
A formação de professores é fundamental
Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, destaca que é essencial apoiar gestores escolares na adaptação dos currículos. Ela reforça a necessidade de promover uma visão crítica entre os estudantes em relação ao conteúdo disponível online.
Revisão curricular e prazos
Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, salienta a importância da revisão dos currículos, com um planejamento que deve ser feito até 2025. A implementação das mudanças será obrigatória a partir de 2026. O desenvolvimento de competências digitais é vital no combate aos desafios do mundo atual, como a desinformação e os riscos de conteúdos prejudiciais.
Integração de materiais e formação contínua
Durante o webinário, especialistas enfatizaram a importância de integrar o novo guia com materiais disponíveis pelo MEC. Isso permitirá que as redes de ensino identifiquem suas necessidades formativas, contribuindo para ações pedagógicas mais eficazes. Os cursos recém-lançados também são projetados para serem autoinstrucionais, facilitando a formação contínua de professores e gestores na área da educação digital.