Para garantir a segurança e a eficácia das pomadas capilares que você usa, é importante verificar se elas são autorizadas pela Anvisa. A agência autorizou recentemente a venda de uma lista restrita de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Antes de comprar ou usar um produto, verifique se ele está na lista autorizada da Anvisa, acessando o portal da agência.
Ao verificar a autorização, preste atenção ao número do processo de regularização, que começa com “25351.” e sempre deve estar na rotulagem do produto. Além disso, verifique o número do CNPJ da empresa titular do produto.
A Anvisa mantém a interdição cautelar para produtos que não estão na lista autorizada, devido a relatos de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular. A agência continua investigando os produtos por meio de análises laboratoriais, avaliação de processos de fabricação e inspeção aos fabricantes.
Caso tenha dúvidas, a Anvisa disponibilizou canais para esclarecer dúvidas dos consumidores sobre as pomadas capilares autorizadas. O web chat (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/webchat) e o formulário eletrônico do Fale Conosco (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/formulario-eletronico) são meios online para entrar em contato com a agência.
Já o telefone 0800 642 9782, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30 (exceto feriados), é uma opção para quem prefere o atendimento telefônico.
Além disso, é possível ir pessoalmente ao Serviço de Informação ao Cidadão da Anvisa, localizado em Brasília, no Distrito Federal.
Esses canais foram criados para auxiliar os consumidores em relação às pomadas capilares autorizadas pela Anvisa, incluindo informações sobre processos de regularização e identificação de produtos seguros para uso.