O compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, recebeu nesta segunda-feira, 24, em Portugal o prêmio Camões, a honraria mais prestigiada da língua portuguesa.
A entrega aconteceu com atraso de quatro anos, já que Chico Buarque venceu o troféu por unanimidade em 2018, mas em razão das dificuldades impostas por Bolsonaro à assinatura dos documentos que possibilitavam a entrega do prêmio, a honraria só foi entregue nesta segunda.
Em seu discurso Chico Buarque celebrou o fato do diploma não ter recebido a assinatura do ex-presidente, Jair Bolsonaro: “Reconforta-me que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o meu prêmio Camões. Recebo esse prêmio menos como honraria pessoal e mais como desagravo a tantos autores e artistas humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo”, disse.
Além do diploma, o cantor também recebeu 100 mil euros (cerca de 540 mil reais) pela indicação.
O prêmio Camões de Literatura é uma parceria dos governos brasileiro e português e existe desde 1988. O objetivo da premiação é homenagear autores de língua portuguesa que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural lusófono.
Veja o vídeo do discurso de Chico Buarque aqui.