O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um financiamento de R$ 907 milhões para a geradora renovável Casa dos Ventos implantar quatro parques eólicos no Rio Grande do Norte.
De acordo com o comunicado divulgado pelo BNDES, a aprovação do financiamento faz parte dos esforços do banco em apoiar a transição global para fontes de energia limpa e renovável. O projeto, que será desenvolvido pela Casa dos Ventos, consiste na implantação de quatro parques eólicos no Rio Grande do Norte, formando o Complexo Eólico Umari, com capacidade instalada total de 202,5 MW.
A energia gerada pelos parques será suficiente para abastecer cerca de 500 mil residências e contribuirá significativamente para a redução de emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de mais de 522 mil toneladas de CO2 por ano. Durante o período de construção, o projeto deve gerar cerca de 1.000 empregos.
O BNDES tem sido um importante financiador de projetos de energia renovável no Brasil, com destaque para o setor eólico. Segundo dados do banco, os financiamentos para parques eólicos correspondem a 75% da capacidade instalada no país, enquanto os financiamentos para usinas solares correspondem a 38%. A aprovação do financiamento para a Casa dos Ventos reforça o compromisso do BNDES com a promoção de fontes de energia limpa e renovável no Brasil.