É sempre muito interessante falar do Espírito Santo já que somos atravessados diariamente pelas influências culturais que permeiam nosso estado: a gastronomia aromática e tradicional, as praias tranquilas e paradisíacas e, até mesmo, os pontos turísticos históricos e impressionantes. Ao falar de moda, esse mesmo processo também acontece.
Então, hoje, a gente vai conversar um pouco sobre uma herança cultural que vem crescendo significativamente e conquistando mais e mais o coração dos capixabas. Mantendo viva uma tradição que atravessa o tempo, a técnica e arte do crochê é cultivada por não só marcas, mas também por pequenas artesãs e crocheteiras do Espírito Santo.
Barra Crew
A Barra Crew é uma marca de streetwear capixaba com raízes muito bem fundamentadas no imaginário caiçara brasileiro, o que se traduz muito bem nas diversas peças das marcas visto que, como aponta o diário virtual disponível na seção “blog” do site, a Barra se coloca como um fio condutor de narrativas descolonizadoras.
Nada é mais streetwear do que se inspirar nos elementos ao seu redor e retribuir de certa forma – inclusive financeiramente – às origens pelas quais se inspiram. Esse caminho é perfeitamente trilhado pela Barra já que nos deparamos com peças em crochê excepcionalmente confeccionadas, com as quais muitos looks podem ser criados. Para você que curte se diferenciar dentro do streetwear e, ainda assim, mostrar sua brasilidade, recomendamos fortemente que se atente às campanhas e coleções da marca.
Maria Mollulo
Maria é estilista, crocheteira e criativa, e sempre teve uma forte conexão com qualquer tipo de criação manual. Essa afinidade vem das influências de suas avós: uma delas tinha um ateliê de alfaiataria, enquanto a outra se dedicava à arte do crochê. Aos 16 anos, Maria começou a aprender o ofício do crochê e, desde então, tem produzido peças lindas e exclusivas, caracterizadas por serem versáteis e coloridas. O crochê está sempre presente em suas criações.
Recentemente, Maria e José, que é stylist e atua na área de direção criativa, uniram forças para criar a calça que o artista Dudu vestiu em seu último show no Boomrap, comprovando mais uma vez as incríveis habilidades de costura de Maria.
Ela também curte muito integrar o crochê em peças que não são compostas por essa técnica, como fez para o desfile da Faesa.
Cintos, headpieces em crochê, acessórios, boinas, croppeds e luvas são apenas uma pequena demonstração do grande catálogo de peças que Maria Mollulo entrega com excelência.
Sants
A Sants, criada por Livia Sants, é uma marca de crochê que se destaca por suas peças tradicionais, exclusivas e autorais, combinando o resgate de uma cultura tradicional com as tendências contemporâneas da moda.
Para Livia, estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo, o crochê é uma herança familiar, pois aprendeu a técnica com sua avó e tia durante suas visitas ao interior da Bahia.
Encontrando no crochê um espaço de expressão, Livia canaliza sua criatividade em peças únicas, como o porta-isqueiro desenvolvido em parceria com a Barra Crew e a durag totalmente confeccionada em crochê que eu encomendei. Dentre as criações de Livia encontramos os bucket hats, os porta-isqueiros, as saias, as bolsas, os tops, e as durags. Cada criação é pensada para refletir a essência e a identidade do cliente, mostrando que a Sants é uma marca verdadeiramente singular.