Mais uma semana chegando e aqui no nosso Resumo Semanal você relembra tudo o que foi destaque na semana anterior.
Entre os destaques estão o ataque a Ufes, a viagem de Lula a China e o feriadão com a Festa da Penha. Confira a seguir todos os detalhes.
Ataque a Ufes
A segunda-feira, 10, foi de muita tensão, principalmente para os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo.
Não eram nem 9h da manhã quando já circulava pelo campus a informação de que uma estudante teria sofrido um ataque no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas -CCJE, mais especificamente no prédio do curso de direito.
A agressora estava armada com uma faca e ameaçou a estudante dentro do banheiro, dizendo que seu suposto namorado estava chegando com um arma. Quando uma segunda estudante entrou no banheiro, a agressora teria se assustado e se desvencilhado um pouco da vítima, momento em que as duas estudantes conseguiram fugir e pedir ajuda.
A agressora fugiu e até o momento não foi identificada. Na noite do domingo, 9, ameaças de ataques às instituições de ensino do Espírito Santo estavam sendo disseminadas na internet.
Por isso ,apesar da tentativa de alguns portais e até mesmo da instituição de colocar o ataque a Ufes como um caso isolado, a população acredita que o caso tenha sido uma tentativa de ataque ligado as ameaças da noite anterior.
Olha o Lula indo!
Com uma comitiva com cerca de 73 pessoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou para a China na terça-feira, 11. A viagem deveria ter acontecido no dia 25 de março, mas por problemas de saúde do presidente Lula o embarque foi adiado.
Havia muita expectativa na viagem de Lula a China, principalmente porque a país é o principal parceiro comercial do Brasil, cerca de 27% de tudo o que foi exportado pelo país em 2022 teve como destino o mercado chinês.
Na bagagem de volta da comitiva de Lula, que contou com governadores, ministros, congressistas e líderes sindicais, vieram alguns acordos que devem impactar a indústria e o comércio internacional, veja alguns:
- Liberação por parte da China da retomada da importação de carne brasileira
- Parceria entre Eletrobras e State Grid para projeto de revitalização do sistema de transmissão da hidrelétrica de Itaipu;
- Acordo entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Development Bank (CDB) para captação de até US$ 1,3 bilhão para investimentos no Brasil;
- 20 acordos entre empresas e entes públicos;
- 15 acordos entre os dois países, com foco em economia.
PL polêmico é aprovado na Ales
O destaque da quarta-feira, 12,veio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales, que mesmo após o parecer contrário da Comissão de Direitos Humanos, aprovou em votação o Projeto de Lei (PL) nº 184/2023 que prevê o sexo biológico como critério de participação em competições esportivas.
O Projeto foi proposto pelo deputado Capitão Assumção (PL) e recebeu apenas três votos contrários na Ales, os dos parlamentares: João Coser (PT), Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol).
O Projeto, que seguiu para sanção ou veto do governo, caso se torne Lei, vai determina que que a participação de pessoas transgêneros (nos termos da proposta, transgênero é a pessoa que tem identidade de gênero ou expressão de gênero diferente de seu sexo biológico) aconteça apenas em equipes que correspondam ao seu sexo biológico.
Fim da isenção!
Outra polêmica da quarta-feira, 12, foi a decisão do governo em taxar em 60% as plataformas internacionais e digitais de vendas, tais como: Shein, Shoppe, Aliexpress e outras. Veja como a taxação vai funcionar e o que realmente muda no artigo Descomplicando: Fim de isenção de compras internacionais até US$50, aqui do Capixaba.
Tomou posse!
A quinta-feira, 13, foi dia de cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Roussef. Na ocasião ela tomou posse formalmente do comando do Banco dos Brics em Xangai o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês).
Dilma reconheceu o desafio que a espera em seu discurso “o desafio de prover e garantir financiamento na escala adequada para atender as necessidades econômicas, sociais e ambientes dos nossos países” e ainda destacou a grande oportunidade que recebeu: “Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, declarou.
Seu mandato vai até julho de 2025.
Sexta-feira de fé e feriadão
Com um feriado estadual previsto para esta segunda-feira,17, a sexta-feira,14, foi dia de dar largada no feriadão. Apesar de muitos aproveitarem o fim de semana prolongado para viajar e descansar, uma boa parcela dos capixabas já estavam em uma jornada de fé.
Isso porque, o feriado é marcado pela programação da Festa da Penha, padroeira do estado. O evento que neste ano tem como tema, “Com Maria, Chamados a Servir”, movimenta milhões de pessoas entre romarias, celebrações, shows e outras atividades.
A programação da Festa da Penha começou no último dia 8, e vai até esta segunda, 17, contando com um show de encerramento com a presença de Elba Ramalho.
Na Romaria desse sábado, 15, a expectativa segundo a organização, era de reunir mais de um milhão de pessoas. Os fiéis saíram em procissão por volta das 19h20 e já às 20h10 subiam a terceira ponte rumo a Prainha. A celebração de encerramento da Romaria foi finalizada por volta de 00h, já em Vila Velha.