terça-feira, 29 de outubro de 2024

Veja guia completo para usar o Gemini, o ‘ChatGPT do Google’

Gemini é a inteligência artificial (IA) do Google criada para competir com o ChatGPT, da OpenAI. A ferramenta é capaz de interagir com os usuários em tempo real respondendo a perguntas, criando planilhas, resumindo e traduzindo textos, realizando cálculos simples e muito mais. O sistema do chatbot é multimodal, ou seja, pode processar e gerar informações em diversos formatos, como textos, áudios, vídeos, imagens e códigos. O chatbot está disponível no Brasil por meio do site “gemini.google.com” (sem aspas) e pode ser utilizado gratuitamente. Para acessar, é necessário se cadastrar com uma conta Google.

Em fevereiro de 2024, a gigante da tecnologia anunciou diversas novidades em relação à IA, incluindo o lançamento da versão paga da ferramenta, o Gemini Advanced, e do aplicativo, ainda restrito para usuários dos Estados Unidos e Canadá. A seguir, confira detalhes sobre o Gemini, veja como o software funciona e se ele é melhor do que o ChatGPT.

Gemini: o que é e como usar o 'ChatGPT do Google'; veja guia completo — Foto: Reprodução/Google
Gemini: o que é e como usar o ‘ChatGPT do Google’; veja guia completo — Foto: Reprodução/Google

Gemini: veja tudo sobre o chatbot do Google com IA

  1. O que é Gemini? Conheça o ‘ChatGPT do Google’
  2. Bard virou Gemini? Entenda a diferença
  3. O que é Gemini Advanced?
  4. Aplicativo Gemini: como usar no Android e no iPhone (iOS)
  5. Como usar o Gemini
  6. Gemini x ChatGPT? Qual é o melhor?

1. O que é Gemini? Conheça o ‘ChatGPT do Google’

Gemini é um chatbot com inteligência artificial criado pelo Google, com funcionamento semelhante ao ChatGPT. A tecnologia é multimodal, o que significa que ela consegue compreender, operar e combinar diferentes formatos de dados, como textos, códigos, áudios, entre outros. A ferramenta também trabalha com as principais linguagens de programação e diversos idiomas ao mesmo tempo.

Atualmente, o Gemini está disponível em três versões: Nano, Pro e Ultra. A modalidade Nano é a versão mobile da ferramenta, que pode ser utilizada até mesmo offline. O Gemini Pro é a tecnologia por trás do chatbot de IA do Google, que tem conexão direta com os mecanismos de busca da empresa. Já a tecnologia Ultra foi liberada em fevereiro de 2024 e está disponível na versão premium da ferramenta, o Gemini Advanced.

Gemini é o modelo multimodal e plataforma de IA do Google — Foto: Reprodução/Maria Diaz/ZDNET
Gemini é o modelo multimodal e plataforma de IA do Google — Foto: Reprodução/Maria Diaz/ZDNET

2. Bard virou Gemini? Entenda a diferença

Em fevereiro de 2024, o Google anunciou que o chatbot Bard, um dos principais concorrentes do ChatGPT, também passaria a se chamar Gemini. Vale lembrar que, inicialmente, “Gemini” era apenas a tecnologia por trás do Gemini, enquanto o chatbot em si se chamava Bard. Em outras palavras, a interface que atende os comandos do usuário foi batizada com o mesmo nome da tecnologia por trás da plataforma. O extinto Duet AI, assistente virtual do Google integrado às ferramentas Google Cloud e Google Workspace, também passou a se chamar Gemini desde então. Na época, a transição foi considerada uma das atualizações mais importantes da história da empresa pela vice-presidente da organização, Sissie Hsiao.

Google Bard também passou a se chamar Gemini em fevereiro deste ano — Foto: Divulgação/Getty Images
Google Bard também passou a se chamar Gemini em fevereiro deste ano — Foto: Divulgação/Getty Images

3. O que é Gemini Advanced?

Também em fevereiro deste ano, o Google anunciou o lançamento do Gemini Advanced, versão paga da plataforma no valor de R$ 96,99 por mês, que pode ser acessada pelo Google One AI Premium. Enquanto o plano gratuito do Gemini dá acesso ao modelo “Pro 1.0”, voltado para tarefas mais simples, a assinatura oferece o “Ultra 1.0”, que realiza ações complexas exigindo melhor raciocínio lógico.

O Gemini Advanced oferece recursos adicionais, como aumento do limite de caracteres por consulta, possibilidade de gerar conteúdo em mais idiomas e suporte prioritário. Segundo a empresa, há previsão de que o Gemini seja utilizado em outros serviços da companhia, como o Gmail, Google Docs e Google Meet. Por enquanto, a modalidade está disponível somente em inglês, mas pode ser acessada em 150 territórios, incluindo o Brasil.

Gemini Advanced é a nova versão paga da IA do Google — Foto: Reprodução/Google
Gemini Advanced é a nova versão paga da IA do Google — Foto: Reprodução/Google

4. Aplicativo Gemini: como usar no Android e no iPhone (iOS)

O aplicativo do Gemini segue o mesmo padrão da versão web da plataforma. Por enquanto, o recurso está disponível apenas nos EUA e Canadá, mas a empresa informou que o serviço está em expansão global e deve chegar em países como Brasil, Europa e África. O Gemini é integrado aos serviços do Google, como Gmail, Google Maps e YouTube, permitindo que o usuário interaja por texto, voz e imagem.

O aplicativo para Android substitui o Google Assistente e pode ser ativado da mesma maneira — através do botão liga/desliga ou do comando de voz “Ok Google”. Já em aparelhos iPhone (iOS), as funcionalidades estão integradas à plataforma do Google para o sistema da Apple, e o usuário pode acessar a IA através do botão “Gemini”.

Aplicativo Gemini permite usar inteligência artificial do Google no celular — Foto: Reprodução/Google
Aplicativo Gemini permite usar inteligência artificial do Google no celular — Foto: Reprodução/Google

5. Como usar o Gemini

Para utilizar o Gemini, acesse o site (gemini.google.com) e faça login utilizando uma conta Google. A plataforma está disponível na versão gratuita e paga. O Gemini pode ser usado para realizar diversas tarefas, como fazer perguntas, criar conteúdo, realizar cálculos matemáticos, escrever códigos de programação, traduzir textos em até 100 idiomas e muito mais. O aplicativo para celular ainda está restrito aos usuários dos Estados Unidos e Canadá.

Chatbot Gemini, do Google, pode ser acessado na web — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Chatbot Gemini, do Google, pode ser acessado na web — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Basta digitar uma pergunta ou um comando na barra de pesquisa e pressionar Enter. A plataforma vai gerar um resultado personalizado. O serviço ainda conta com um blog (https://blog.gemini.com/), que oferece dicas, truques e exemplos de como usar o chatbot. Há também o fórum do Gemini (www.dxpnet.com/forums/gemini/), no qual usuários podem compartilhar experiências e fazer perguntas.

6. Gemini x ChatGPT? Qual é o melhor?

Tanto o Gemini quanto o ChatGPT podem ser acessados via web, mas somente a plataforma da OpenAI conta com aplicativo para aparelhos Android e Iphone (iOS) disponíveis no Brasil. A principal diferença entre os chatbots é o modelo de linguagem (LLM) que alimenta as ferramentas. A versão gratuita do ChatGPT usa o GPT-3.5, treinado com informações disponibilizadas até 2021. Na modalidade sem custo, a ferramenta só aceita comandos em um único formato: em texto ou áudio, por exemplo.

Já a modalidade gratuita do Gemini utiliza o sistema Gemini Pro 1.0, disponível desde dezembro de 2023, que tem a vantagem de ser multimodal e realizar pesquisas na internet em tempo real, tendo acesso a dados mais atualizados do que a versão gratuita do seu rival. A ferramenta do Google também se destaca por permitir sincronizar informações com outros produtos da empresa.

Google Gemini ou ChatGPT? Ferramentas de inteligência artificial tem características distintas — Foto: Reprodução/AdobeStock
Google Gemini ou ChatGPT? Ferramentas de inteligência artificial tem características distintas — Foto: Reprodução/AdobeStock

Segundo as pesquisas realizadas pelo Google, o Gemini Ultra (versão avançada e paga) supera todos os concorrentes, inclusive o GPT-4, presente no ChatGPT Plus. Nos testes MMLU (compreensão massiva de linguagem multitarefa), a IA do Google obteve um aproveitamento geral de 90%, enquanto o GPT-4 alcançou 86,4% de média. O Gemini também teve melhor desempenho em matemática, programação e na maior parte dos testes de lógica e compreensão.

O ChatGPT, no entanto, se sobressaiu nos testes de compreensão do senso comum para uso diário. A ferramenta ainda tem suas vantagens, como a possibilidade de criar textos com formatos e conteúdos mais criativos. A plataforma da OpenAI ainda é a mais indicada para quem preza pela qualidade da redação e naturalidade da linguagem, sobretudo em português.

*Com informações do TechTudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Nubank lança operadora de celular NuCel

O Nubank anunciou nesta terça-feira (29) a chegada do...

Google deve lançar IA que realiza compras e automatiza tarefas online

Em breve, usuários poderão solicitar que uma plataforma de...

Tudo sobre os novos modelos de Kindle 2024: vale a pena trocar?

Os Kindle são, possivelmente, os mais populares dispositivos para...