Sessão solene na próxima segunda (24) celebra a data. Veículo entrega informação acessível, confiável, imparcial, acompanhando ao vivo e de perto tudo que acontece na Câmara dos Deputados.
Sessão solene na Câmara dos Deputados celebra, na próxima segunda-feira (24), às 10h, os 25 anos da TV Câmara, criada em 1998 com a missão de ser fonte primária de informação e canal direto de comunicação entre o Parlamento e o cidadão. No ar 24 horas por dia, atualmente pode ser assistida em todas as capitais do país e em 907 municípios, acessível para mais de 90 milhões de pessoas.
Saúde, educação, segurança, meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia, direitos humanos. Esses e outros temas discutidos no Legislativo o telespectador acompanha na tela da TV Câmara. Os debates e as decisões nas reuniões das comissões e nas sessões do Plenário, assim como explicações que dão sentido à política, documentários sobre temas relevantes e uma programação com um olhar sensível para a pluralidade cultural do país.
Para o parlamentar, a TV Câmara é um importante instrumento para falar direto com a sociedade sobre seus projetos; para o cidadão, o canal é uma forma de olhar para dentro do Parlamento e mergulhar no palco das principais decisões do país, com a garantia de informação legislativa correta, precisa e imparcial, traduzida para a linguagem cotidiana.
Garantindo a transmissão sem cortes e ao vivo do Plenário e das comissões, a TV Câmara é hoje uma das referências internacionais em acompanhamento de votações no Parlamento, cumprindo a missão de canal de comunicação pública. O modelo de transmissão ao vivo com interação é pioneiro. Durante a transmissão das sessões plenárias, um locutor explica de forma coloquial o andamento das votações. Na tela da TV, uma inserção lateral traz explicações sobre processo legislativo, informações institucionais e outros eventos da Casa.
Documentário
Para celebrar a data, o documentário “TV Câmara – 25 anos” vai contar a história da criação da emissora e sua evolução até os dias de hoje. O vídeo estará disponível no canal da Câmara no Youtube e no portal da Casa a partir do dia 28 de abril.
Narrado com memórias dos que ajudaram a construir a emissora, o vídeo conta também os bastidores da consolidação de uma televisão de caráter público e todas as dificuldades e desafios que isso impõe: o estranhamento inicial por parte da sociedade; as dificuldades de orçamento; e os reveses e conquistas de cada dia.
Participam do documentário o ex-presidente da República e fundador da TV Câmara, Michel Temer; ex-diretores de Comunicação da Casa; além de funcionários pioneiros da emissora.
Além do documentário, a emissora também vai exibir, ao longo do ano, depoimentos de pessoas da sociedade que fazem parte da história da TV Câmara: cientistas políticos, historiadores, estudantes, jornalistas, sociólogos, cantores, rappers, ambientalistas, entre outros.
Rede Legislativa de TV e Rádio
O sinal aberto da TV Câmara, por meio da Rede Legislativa de Rádio e TV, pode ser acessado por mais de 90 milhões de pessoas, em 907 municípios. Com a missão de divulgar as atividades parlamentares ao maior número de cidadãos, atualmente a Rede Legislativa conta com 74 emissoras de TV, além das emissoras de rádios em 19 cidades. São canais próprios em 64 cidades e mais 843 canais consignados pelo Programa Digitaliza Brasil por todo o País.
A Rede Legislativa de TV Digital é a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes. A multiprogramação permite que o canal de 6MHz consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia do estado e da TV Câmara municipal. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades.
Texto da assessoria de imprensa da câmara dos deputados.