O surfista brasileiro Marcio Freire, de 47 anos, morreu nesta quinta-feira na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal), faixa litorânea tradicional na Europa pelas ondas gigantes. O esportista teria se afogado após cair em uma das ondas.
A informação sobre a fatalidade foi confirmada pela Autoridade Marítima Nacional de Portugal. Os Bombeiros Voluntários de Nazaré receberam um alerta às 16h20 (horário local) para um acidente com um surfista. Marcio foi resgatado de jet-ski e levado para a areia já em parada cardiorrespiratória.
As equipes de salvamento utilizaram manobras de de ressuscitação, mas não foi possível salvar o esportista. A morte foi declarada no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal de Leiria.
Em entrevista ao site “Waves.com.br”, Pietro França, colega surfista que estava na região no momento do acidente, falou sobre a tragédia.
— Foi na remada. Ele pegou uma bomba, todo mundo viu, e caiu. Foi para baixo e não voltou, ficou todo mundo tentando achar. Só que ele estava só com o colete normal, sem o inflável.
Freire foi parte do trio baiano “Mad Dogs”, com Danilo Couto e Yuri Soledade. Os três fizeram fama ao encarar ondas gigantes no Havaí sem o auxílio de coletes e sem jetskis, em trajetória retratada num documentário de 2015, dirigido por Roberto Studart. Marcio era conhecido pelo amor ao surfe, sem uma presença forte de patrocínios ou proximidade a circuitos competitivos.