Festa de São Benedito e São Sebastião: Quando Itaúnas Vira Palco Sagrado
Festa de São Benedito e São Sebastião entra na reta final em Itaúnas com rituais, música, teatro popular e cinema histórico, tudo gratuito e carregado de ancestralidade.
Se você acha que janeiro em Itaúnas é só forró, praia e pé na areia, prepare o coração e o ouvido. A vila entra em modo solenidade popular, onde fé, teatro, dança e cinema caminham juntos, sem pedir ingresso e sem pedir licença. A Festa de São Benedito e São Sebastião chega à sua etapa final a partir desta quinta-feira [15] e segue até o dia 20, transformando ruas, igrejas e praças em um grande palco da cultura capixaba.
Realizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, a festa integra o Encontro dos Grupos Folclóricos do Município e reúne manifestações como Reis de Boi, Ticumbi, Alardo e Jongo. Segundo o cientista social Jefferson Gonçalves, secretário da associação, o evento é mais que celebração religiosa. “É transmissão de memória, de fé e de identidade. Estamos falando de manifestações com mais de 300 anos de história”, afirma.
Entre os destaques está o Alardo de São Sebastião, uma encenação dramática que remete às Cruzadas medievais, com mouros de vermelho e cristãos de azul. Teatro a céu aberto, sem palco italiano e com séculos de bagagem. Antes do segundo ato, o público confere a exibição do documentário “Alardo e Ticumbi”, de 1950, restaurado pela Pique Bandeira Filmes. Cinema raro, histórico e capixaba, daqueles que não passam no streaming.
O Jongo, com seus tambores e versos improvisados, também ocupa espaço central. Jefferson explica que seus passos influenciaram até o forró de Itaúnas. Ou seja, quando você dança errado no forró, talvez a culpa seja ancestral.
A festa também marca um momento político cultural importante. Em dezembro, foi aprovado o Projeto de Lei 806 de 2025, que cria o Registro de Bens Culturais Imateriais do Espírito Santo. “Participamos ativamente da construção desse Projeto de Lei, que é de muita importância para a cultura popular em nosso Estado, e continuaremos mobilizados para que cada vez mais haja ações de valorização dos nossos mestres e mestras, tanto de ordem financeira quanto de reconhecimento de seu conhecimento ancestral”, diz Jefferson.
É uma conquista para os mestres e mestras da cultura popular, que historicamente ficaram invisíveis. A Festa de São Benedito e São Sebastião é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo. Conta ainda com apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
No fim das contas, a Festa de São Benedito e São Sebastião lembra que cultura não é passatempo, é fundamento. Quem passa por Itaúnas nesses dias não assiste apenas a uma programação. Participa de uma história viva, que dança, canta, reza e resiste.
SERVIÇO
Festa de São Benedito e São Sebastião
Itaúnas [Conceição da Barra]
de 15 a 20 de janeiro
Entrada gratuita
Programação diária com novena às 19h na Igreja da Praça
Realização Associação de Folclore de Conceição da Barra
Apoio Funcultura, Governo do ES, Prefeitura de Conceição da Barra e Cesan







