5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

A mão que segura a arma

A mão que segura a arma é a mesma que segura o filho no colo. É a mesma que ajeita o colete antes do serviço e faz o sinal da cruz antes de sair de casa. Por trás do semblante firme, há uma rotina feita de escolhas diárias entre o dever e a vida pessoal.

Continua após a publicidade

Essa mão também cumprimenta com respeito, acolhe vítimas, ampara quem perdeu tudo e escreve relatórios quando a cidade já dorme. Cada ação, cada decisão, carrega o peso da responsabilidade de quem precisa manter a calma enquanto o mundo desaba ao redor.

A arma, por si só, não define o policial — ela simboliza a responsabilidade que ele assume ao vestir a farda. Mais do que poder, representa o dever de agir quando todos se afastam, de proteger mesmo sem saber o que o espera à frente.

Continua após a publicidade

Há dias em que o policial espera apenas chegar em casa para jantar com a família. Mas o chamado do rádio não tem hora marcada. Em ocorrências contínuas, ele permanece em serviço muito além do previsto, sem receber hora extra. Hoje o policial conduz o suspeito até a delegacia e lá espera uma videoconferência para passar detalhes da ocorrência para o Delegado de plantão. E isso demora, a burocracia por trás a ocorrência policial as vezes leva horas. Porém, faz parte da rotina.

Chega em casa cansado, exausto, mas com o sorriso de quem cumpriu a missão e garantiu que outros pudessem descansar em paz.

Por trás da arma, há um ser humano. E por trás da farda, há alguém que, mesmo cansado, ainda acredita que vale a pena servir e proteger.

Continua após a publicidade
Gabriela Pacheco Brandão
A Cabo Gabriela Pacheco Brandão é Bacharel em Direito, com pós-graduações em Ciências Criminais e Direito Aplicado. Possui prática forense reconhecida pelo TJES .Na PMES desde 2014, integrou o GAO e atua na Força Tática desde 2017. É formada em cursos como APH Brasil e CPAAR, com sólida experiência operacional e jurídica.
Bastidores da Farda
Bastidores da Farda
Bastidores da Farda é uma coluna especial que abre espaço para que militares compartilhem suas vivências dentro e fora do serviço. Aqui, o leitor encontra relatos, reflexões e bastidores do cotidiano de quem vive o dever de proteger, mas também carrega medos, sonhos e desafios. A proposta é humanizar a farda, aproximando a sociedade da realidade policial e dando voz a quem, todos os dias, está na linha de frente da segurança pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também