O ministro comunicou sua decisão durante uma sessão plenária nesta quinta-feira (9.out.2025) e ocupa uma vaga na Corte há 12 anos.
Reações políticas à aposentadoria de Barroso
Líderes governistas manifestaram-se em redes sociais nesta quinta-feira (9.out.2025) após o anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de 67 anos.
Na sessão plenária desta quinta-feira, o magistrado, aplaudido por outros ministros, disse que chegou o momento de “seguir outros rumos”.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, desejou tranquilidade ao magistrado e elogiou a “firmeza e serenidade” demonstradas por Barroso.
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) agradeceu a Barroso pela “dedicação, serenidade e compromisso com a Constituição” e afirmou que o legado do magistrado “permanecerá como referência”.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) afirmou que, sob a presidência de Barroso, o STF “se manteve firme contra ataques vindos de golpistas” e que, durante seu mandato, mulheres, pessoas negras, povos indígenas, a população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e outros grupos marginalizados encontraram um aliado histórico. Ao final, disse: “Obrigada, Barroso!”.









