O projeto ganhou corpo e o grande porto da Imetame, em Aracruz, aproxima-se do início das operações. A Imetame Metalmecânica, afiliada do grupo, efetuou a primeiro movimentação do terminal em 28 de agosto. Trata-se de um marco para a empresa em sua atuação no segmento subsea do setor de óleo e gás.
A estreia operacional ocorreu com a balsa CB São Tomé, de 75 metros, que conduziu o equipamento ao ponto de instalação na Bacia de Campos (RJ). A operação foi realizada com autorização especial dos órgãos anuentes.
A Imetame Metalmecânica produziu a peça destinada ao uso submarino e realizou seu embarque na balsa. Esse tipo de logística estava previsto no plano original do porto de Aracruz, idealizado em 2009, mas o projeto sofreu alterações ao longo do tempo. Após a crise do petróleo de 2015, o plano foi reformulado. Atualmente, o Porto da Imetame opera como terminal multipropósito, atraindo cargas de diversos setores e mirando rotas internacionais para elevar a competitividade do Espírito Santo no comércio exterior.
A posição estratégica do porto é considerada diferencial para alcançar produtores do Centro-Oeste e consumidores do Sudeste. O canal, com profundidade próxima a 18 metros, possibilita a atracação de navios de grande porte. Esse atributo pode propiciar ganhos de escala e reduzir as emissões por tonelada transportada.
Apesar de o porto ainda não ter sido homologado, o embarque indica a entrada na etapa final de conclusão das obras.
Como estão as obras do porto
O quebra-mar principal já foi revestido com rochas e avançou para a fase de coroamento, atualmente em execução. Essa etapa oferece maior proteção às operações previstas. Paralelamente, a dragagem prossegue com duas tecnologias distintas para aumentar o calado da bacia principal.
Até o momento, mais de três milhões de metros cúbicos já foram dragados com o auxílio de escavadeiras especiais. Há cerca de um ano, a operação recebeu o reforço de uma draga “hopper”, que atua como um aspirador submarino. Essa adaptação contribuiu para acelerar o cronograma de preparação do canal.
O píer destinado a contêineres conta com 400 metros concluídos e sistemas de proteção instalados. Além disso, estão previstos outros 600 metros de extensão, bem como a construção de um píer adicional para cargas gerais. Também há planos para terminais de grãos, cuja operação ficará condicionada a melhorias logísticas.
A expectativa é que o porto inicie as operações no início de 2026. Até lá serão finalizados os pátios de armazenagem e instalados novos equipamentos. A etapa atual também contempla a concretagem das áreas de apoio e a montagem das primeiras torres operacionais.
Além da busca por eficiência logística, o Porto Imetame pretende se firmar como alternativa ambientalmente responsável. A redução de emissões é tratada como prioridade nas estratégias de longo prazo, alinhando a operação às exigências globais de sustentabilidade no transporte marítimo.








