Em comemoração aos 474 anos de Vitória, a cidade celebra avanços significativos na área da saúde, consolidando-se como referência nacional no setor. Pelo segundo ano consecutivo, o município conquistou o primeiro lugar em Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios, entre 404 cidades avaliadas em 2024.
Ampliação do acesso à saúde
As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Conquista, Jardim Camburi, Maria Ortiz, Maruípe, Praia do Suá e Santo Antônio passaram a funcionar também aos fins de semana e feriados. As UBS de Jardim Camburi e Maruípe ampliaram o horário de atendimento até as 22h.
Estão em andamento obras para construção de novas unidades de saúde em Santo Antônio, Bairro República e Grande Vitória, além da duplicação da US de Jardim Camburi, do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso e da primeira UPA de Vitória, que será instalada no Forte São João.

Consultas e exames especializados
Desde 2021, foram oferecidos 1,5 milhão de consultas e exames especializados, incluindo procedimentos de alta complexidade. Essa iniciativa reduziu filas e zerou a espera em serviços como mamografia, fisioterapia e tomografia. A previsão é oferecer 3 milhões de procedimentos nos próximos quatro anos.
O Programa Olhar Vitória zerou a fila de oftalmologia para estudantes da rede municipal. Desde 2021 até julho de 2025, foram realizados 60.208 exames de acuidade visual, com 12.062 alunos encaminhados para consulta com oftalmologista e 2.936 óculos distribuídos gratuitamente.

Tecnologia e inovação
Vitória investiu R$ 50 milhões em tecnologia nos últimos quatro anos. Agentes comunitários utilizam tablets em suas rotinas, enquanto drones com visão térmica ajudam no combate ao Aedes aegypti. O município foi pioneiro no Estado na divulgação de estoques de medicamentos através do Painel de Medicamentos.
O programa FacilitaVix instalou totens de autoatendimento em todas as unidades de saúde, permitindo agendamento de consultas e exames sem passar pela recepção. O Saúde Tá On, sistema de agendamento personalizado, já registrou quase 200 mil agendamentos.

Cuidados específicos
A Casa Rosa, centro de atenção à mulher e à família vítimas de violência, realizou quase 16 mil atendimentos em três anos de funcionamento. O serviço conta com equipe multiprofissional para atendimento integral.
Para todas as idades, Vitória desenvolveu programas específicos como o “Sou da Ilha” para gestantes, monitoramento contínuo de glicose para crianças diabéticas e fornecimento de fraldas descartáveis para pacientes com agravos de saúde.










