O Google anunciou que os aplicativos para Android TV e Google TV precisarão ter suporte a 64 bits. Essa mudança, já implementada em dispositivos móveis, agora se estende aos sistemas de televisão.
A implementação de 64 bits promete trazer maior desempenho e diversas melhorias para a plataforma. Atualmente, muitos processadores já oferecem suporte a essa arquitetura, mas nem todos os aplicativos aproveitam seus benefícios.
Obrigatoriedade a partir de 2026
A partir de agosto de 2026, todos os aplicativos para Android TV e Google TV deverão suportar a arquitetura 64 bits. Os desenvolvedores terão até essa data para adaptar seus aplicativos.
Nos dispositivos móveis, o suporte obrigatório a 64 bits foi implementado em agosto de 2019. Agora, a mesma exigência chega aos sistemas para televisores, caixas de streaming e outros dispositivos de TV inteligente.
O Google estabeleceu o prazo de um ano para que os desenvolvedores façam as adaptações necessárias em seus aplicativos.
Benefícios da arquitetura 64 bits
Entre as principais vantagens da migração para 64 bits está o aumento de desempenho, que deve resultar em abertura mais rápida de aplicativos e melhor fluidez geral.
Os aplicativos com suporte a 64 bits também precisarão ser compatíveis com tamanho de página de 16KB, o que trará otimizações adicionais para dispositivos compatíveis.
Vale destacar que o suporte a 32 bits será mantido, e os desenvolvedores deverão garantir a compatibilidade com ambas as arquiteturas.

Outro requisito importante é o uso do formato App Bundles, que permite ao sistema distribuir apenas os componentes necessários para cada dispositivo, reduzindo o tamanho dos aplicativos.
A partir de agosto de 2026, todos os novos aplicativos e atualizações para Android TV e Google TV deverão incluir suporte a 64 bits para permanecerem disponíveis na Google Play Store.








