A Xiaomi enfrenta desafios com a alta demanda pelo SUV YU7, resultando em lista de espera que ultrapassa um ano. Diante dessa situação, o CEO da empresa tomou uma medida surpreendente ao recomendar produtos concorrentes.
Tempos de espera prolongados
Motoristas chineses enfrentam esperas de até 57 semanas para receber seus YU7. Embora a alta demanda possa parecer positiva, os longos prazos se tornaram fonte de frustração para os clientes. O site automotivo chinês 12365.com classificou o YU7 entre os 20 veículos mais reclamados, principalmente devido aos atrasos na entrega.
Recomendações do CEO
Lei Jun, CEO e cofundador da Xiaomi, utilizou sua conta no Weibo para comunicar os esforços da empresa em aumentar a capacidade produtiva. Reconhecendo a insatisfação dos clientes, ele sugeriu alternativas como o Tesla Model Y, destacando inclusive as promoções recentes da concorrente. Além disso, mencionou os modelos Xpeng G7 e Li Auto i8 como opções viáveis.
Sucesso inicial e detalhes do mercado
O YU7 conquistou 200.000 pedidos nos primeiros três minutos de disponibilidade, atraindo consumidores com sua relação custo-benefício superior a outros SUVs elétricos. Dados interessantes revelam que a idade média dos compradores é de 33 anos, com 30% sendo mulheres. A Xiaomi opera em 92 cidades chinesas, com planos de expansão para mais 18 localidades.
Testes e especificações técnicas
A empresa realizou testes com 653 unidades do YU7, número consideravelmente acima da média setorial que varia entre 70 e 250 unidades. O modelo topo de linha oferece potência de 1.527 hp e autonomia de até 519 milhas (padrão CLTC), com preço inicial de 253.500 yuans (US$ 35.300).








