5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Maior relâmpago da história mostra que perigo pode ir longe de tempestades

Um novo recorde mundial para a maior distância de um relâmpago foi confirmado, referindo-se a um megaflash que se estendeu por 829 quilômetros nos Estados Unidos. Este impressionante fenômeno ocorreu em 22 de outubro de 2017, abrangendo desde o leste do Texas até próximo a Kansas City, conforme relatado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Continua após a publicidade

A OMM, que atua como agência meteorológica da ONU, destacou que o megaflash, caracterizado como um raio contínuo com mais de 100 km de extensão, exemplifica como os relâmpagos podem representar risco mesmo a grandes distâncias da tempestade onde se originam.

Recordes Anteriores

O recorde anterior deste feito meteorológico havia sido observado também nos Estados Unidos, em 29 de abril de 2020, entre o Mississippi e o Texas, com um raio de 768 quilômetros, certificado em 2022. Ambos os recordes apresentam uma margem de erro de cerca de oito quilômetros.

Continua após a publicidade

A tempestade de 2017 gerou diversos megaflashes, que, após análise, possibilitaram uma nova definição para este tipo de fenômeno.

Redescobrindo o Megaflash

A reanálise dos dados dessa tempestade histórica levou à descoberta de um megaflash anteriormente desconsiderado, maior do que o registrado em 2020.

Segundo Randall Cerveny, relator da OMM para extremos de clima e tempo, os relâmpagos podem atingir distâncias bastante longas a partir da tempestade de origem. Esse fenômeno muitas vezes se manifesta como relâmpagos que parecem surgir inesperadamente de um céu limpo.

Arquivo Mundial de Extremos Climáticos

Cerveny, professor na Universidade Estadual do Arizona, criou o Arquivo Mundial de Extremos Climáticos e Meteorológicos da OMM em 2007, que documenta recordes globais relacionados ao clima.

Um comitê internacional de 11 especialistas validou o novo recorde de megaflash.

Diferenças entre Raios e Relâmpagos

É importante destacar que raios e relâmpagos diferem no ponto de impacto da descarga elétrica; raios atingem o solo, enquanto relâmpagos são visíveis na atmosfera entre nuvens.

O mapeamento de relâmpagos por satélite, em operação desde 2016, ainda está no início e precisa de mais dados para determinar padrões significativos.

Michael J. Peterson, do Centro de Pesquisa de Tempestades Severas dos Estados Unidos, prevê que dados futuros permitirão investigar até mesmo os tipos mais raros de fenômenos relacionados a raios.

Desafios e Oportunidades

As descobertas da OMM ressaltam os perigos dos raios durante tempestades e reforçam a necessidade de sistemas eficazes de alerta precoce para eventos climáticos extremos até 2027.

Celeste Saulo, chefe da OMM, salienta que raios são espetáculos impressionantes, mas também perigosos, causando mortes significativas mundialmente a cada ano.

Outros Recordes de Raios

  • Raio de maior duração: 17,102 segundos, registrado na região de Uruguai e norte da Argentina em 2020.
  • Maior mortalidade indireta: 469 mortes em Dronka, Egito, devido a raios que atingiram tanques de petróleo em 1994.
  • Maior mortalidade direta por um raio: 21 mortes em Zimbábue, 1975, causadas por um raio durante uma tempestade.
Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Review – Raquete Angell React Pro 99

Reinaldo Olecio

Leia também