O Governo de Minas conquistou a posição de finalista no Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública 2025 pela digitalização do processo de solicitação de vacinas especiais para pessoas com condições clínicas específicas. Este projeto inovador é fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O prêmio destaca projetos que utilizam tecnologia da informação para aprimorar a gestão pública e os serviços à comunidade. A cerimônia de premiação acontecerá em 28 de agosto, durante o Congresso Nacional de Inovação no Setor Público (Conip), em São Paulo.
Implementação da Modernização nos Crie-MG
O processo foi implementado nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie-MG). Anteriormente, os pedidos de vacinas eram realizados por meio físico ou e-mails enviados pelas Unidades Regionais de Saúde ao Crie Belo Horizonte, abrangendo cerca de 22 etapas.
Com a nova abordagem, as solicitações são registradas diretamente pelos municípios no sistema ProBPMS (Business Process Management System), desenvolvido pela Seplag-MG e Prodemge. As etapas foram reduzidas para seis, diminuindo o tempo médio de seis meses para um mês entre solicitação e aplicação da vacina. O projeto já está ativo em diversas cidades e regiões do estado, com o suporte do LAB.mg.
Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, afirma que o prêmio valida o compromisso do estado com serviços públicos mais simplificados e ágeis. A tecnologia se revelou essencial para melhorar o atendimento e a transparência na administração pública de Minas Gerais.
Efeitos da Digitalização
O novo fluxo proporciona o início das solicitações nos próprios municípios, com as Secretarias Municipais de Saúde preenchendo fichas eletrônicas no ProBPMS. Os analistas do Crie-MG avaliam os pedidos, oferecendo rastreabilidade completa. Esta inovação facilita também o monitoramento epidemiológico pela SES-MG, aprimorando a gestão estratégica.
Segundo Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, a digitalização tem aumentado a cobertura vacinal e reduzido o abandono das vacinas, ao mesmo tempo em que fortalece a gestão de dados e a eficiência das ações de saúde.
A plataforma ProBPMS está integrada em mais de 30 serviços públicos, como saúde e educação, dentro da estratégia do Governo de Minas de digitalizar serviços e reduzir a burocracia, em cooperação com o BNDES e suporte da Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC).








