O esporte brasileiro está de luto. Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira (16), em São Paulo, aos 62 anos. A causa da morte da ex-jogadora de vôlei e de vôlei de praia ainda não foi divulgada. Ela estava internada no hospital Sírio-Libanês após ser acometida com uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA).
Pioneira do vôlei de praia, ela também fez carreira nas quadras e se notabilizou por ser uma voz atuante no esporte, Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto de 1960, e dedicou 30 anos ao vôlei. Começou a jogar na base do Flamengo, disputou as Olimpíadas de Moscou (1980) e de Los Angeles (1984), e foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico.
Ao encerrar a sua trajetória nas quadras, se tornou nome importante do Brasil no vôlei de praia, ficando marcada pela parceria com Jackie Silva. Porém, foi ao lado de Roseli Ana Timm que conquistou o Mundial de Vôlei de Praia, em Miami, em 1994.
Após se aposentar das areias, trabalhou como técnica, chegando a treinar as filhas Maria Clara e Carol no vôlei de praia. Em 2016, Isabel foi escolhida como um dos nomes a carregar a tocha olímpica no Rio, sede dos Jogos naquele ano.
Na última segunda-feira (14), Isabel foi anunciada para compor a equipe do grupo técnico de esportes da transição do governo Lula, ao lado da ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e do ex-jogador de futebol Raí. Lula se manifestou nas redes sociais sobre o falecimento de Isabel.
“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei”.