Há um tempinho explodiu a onda de produtos de beleza com hialurônico, em grande maioria dos produtos para o rosto, mas logo chegou aos produtos de cabelo. Virou tendência de mercado, mas é sempre bom lembrar que trata-se de um ácido, há estudos e matérias sobre os riscos, contraindicações e benefícios. A BBC fez uma matéria sobre “Ácido hialurônico: os riscos e contraindicações do produto que virou hit contra rugas”. Mas afinal, o que é esse ácido? De acordo com a BBC, “[…] é uma substância fabricada pelo nosso próprio organismo […]. Ele tem a função de manter a hidratação natural das células que compõem as camadas internas da pele, além de ajudar a sustentar e preencher esse tecido”.
E para quê serve o ácido hialurônico em produtos de cabelo? O UOL também fez uma matéria sobre o tema, com falas de profissionais da dermatologia e da tricologia. A resposta é bem simples, o “[…] o ácido hialurônico nos cabelos é exclusivo para hidratação e melhora da aparência dos fios, já que as moléculas são muito grandes para penetrar no fio. ‘Isso ocorre porque a camada média do cabelo tem células muito bem aderidas, portanto ele acaba agindo superficialmente, melhorando a hidratação, brilho e maciez’, descreve o tricologista Ademir Carvalho Leite Jr […]”.
Nessa onda “hialurônica”, a Elseve lançou duas linhas, primeiro veio a linha Hidra Hialurônico, com Shampoo Hidra Preenchedor, Condicionador Selador, Máscara Intensiva, Creme Hidra Preenchedor e Hidratação Noturna. E depois veio a linha Pure Hialurônico, com alguns itens diferentes, Shampoo Micelar Antioleosidade, Shampoo Hidra Purificante, Condicionador Reidratante e Máscara Tratamento Reequilibrante.
As linhas têm os mesmos ativos na composição, provavelmente com diferenças de quantidade para cada ativo, porque as linhas têm resultados diferentes e testei para poder confirmar. Para começo de conversa os objetivos de cada linha da Elseve é diferente, a Hidra Hialurônico já vem com o slogan “injete 4x mais hidratação”, enquanto a linha Pure Hialurônico é “para raízes oleosas comprimento desidratado” além de prometer que “purifica o couro cabeludo e hidrata até as pontas”.
Testei todos os produtos das duas linhas, com exceção do creme Hidratação Noturna. A linha que mais combinou com o meu cabelo foi a Pure Hialurônico, com um adendo do creme de pentear Hidra Preenchedor. Mas antes de falar como cheguei nesse resultado, vamos descrever cada produto em comparação com as duas linhas.
A começar com os shampoos, são dois shampoos na linha Pure e um na linha Hidra. São basicamente o mesmo tipo de limpeza, mas o Shampoo Micelar Antioleosidade, para mim, é o melhor de todos, a limpeza é bem mais profunda, e para quem tem caspa (como eu), é um bom shampoo para utilizar duas vezes na semana, intercalando com um shampoo mais suave. De início, ainda sobre o shampoo micelar, parece que não está limpando o couro cabeludo, porque tem um textura diferente e o erro é aplicar mais produto, então é um shampoo que você aprende a usar e encontrar a quantidade certa, a parte boa é que o restante da linha complementa a hidratação no comprimento dos fios.
Dando sequência ao tratamento, chega a vez dos condicionadores e aqui devo confessar que não sinto diferença, não são condicionadores tão hidratantes assim e meio que a máscara de cada linha compensa o que não tem nos condicionadores.
Porém, nas máscaras de tratamento está todo o potencial das linhas. Não consigo dizer se a máscara da linha Pure Hialurônico realmente tem 72h de tratamento reequilibrante, porque é muito tempo sem lavar o cabelo, mas a hidratação é na medida, não pesa o cabelo e dá aquele efeito de desmaiada. Já a Máscara Intensiva, da linha Hidra Hialurônico, é mais “pesadinha”, no meu teste sensorial essa máscara pesou mais o cabelo e hidratou mais o meu cabelo, mas a desvantagem é que deixou um pouco mais oleoso meu cabelo, e para a caspa é um prato cheio, requer mais manutenção.
E a estrela final seria o creme de pentear, mas só a linha Hidra Hialurônico tem creme de pentear. O que para a linha Pure Hialurônico é bem ruim, porque depois de uma limpeza mais profunda, uma máscara, tem cabelo que precisa de mais um reforço, isso sem pensar na finalização e modelação dos cachos. Por isso o Creme Hidra Preenchedor, para mim, complementa a linha Pure Hialurônico, se não o resultado final seria ineficiente pro meu tipo de cabelo, que é oleoso, mas seco nas pontas.
Em resumo, a linha Hidra é muito mais hidratante e a linha Pure é mais limpante. Preferi a linha Pure Hialurônico porque foi a que me deu resultados melhores, a minha maior queixa com a linha Hidra Hialurônico é que percebi que demora mais para o meu cabelo secar, como se retese mais água nos fios. Separadas elas até funcionam bem, mas uma ajuda a complementar a outra. Apesar dos meus resultados, vale sempre ver outros reviews, porque cada cabelo é de um jeito. Indico os reviews da Karol Kyoko, tem vídeo sobre as duas linhas: Resenha Elseve Pure Hialurônico, Resenha Elseve Hidra Hialurônico e um review só sobre o Elseve Pure hialurônico: Shampoo Micelar Antioleosidade [Low Poo]. E tem a review da Juliana Louise “Testei Elseve Pure Hialurônico no meu cabelo cacheado”. Antes de testar vi a avaliação dessas duas blogueiras, mas tem muitas blogueiras que também testaram e antes de comprar é sempre bom conhecer um pouco sobre as linhas.