Um experimento realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Cachoeiro de Itapemirim, revelou o segredo por trás da popular garrafa térmica Stanley, famosa por manter a temperatura das bebidas por horas. Desde que foi postado nas redes sociais na última sexta-feira (25), o vídeo viralizou e chamou a atenção de milhões de internautas.
No experimento, Gabriele Pareas, estudante do curso técnico em Mecânica do Ifes, corta o copo ao meio para mostrar o que o torna tão eficiente. Para a surpresa de muitos, o segredo não envolve qualquer material especial entre as paredes, mas sim uma camada de vácuo.
“Existem três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Condução e convecção precisam de um meio material para ocorrer, então, ao colocar uma camada de vácuo em torno do copo, a troca de calor é reduzida, preservando a temperatura da bebida por mais tempo”, explica Gabriele no vídeo.
O professor e coordenador do projeto Ifes Ciência, Hilton Caliman, contou que ficou surpreso e animado com a repercussão. Até a segunda-feira (28), o vídeo já acumulava mais de 8 milhões de visualizações no Instagram.
“O experimento foi uma das primeiras ideias do projeto, que começou após sermos contemplados em um edital da Fapes. Queremos mostrar que há ciência em tudo, até nas coisas do dia a dia”, afirma o professor.
O projeto é inteiramente produzido por alunos bolsistas, e a página @ifesciencia publica vídeos às segundas, quartas e sextas, explorando outros “mistérios” científicos.