Líder da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas (PP), o deputado federal Josias da Vitória garante que o partido será protagonista nas eleições municipais de 2024, seja com candidatos da legenda ou participando da campanha em todas as cidades do Estado.
“O Progressistas é um dos maiores partidos do Brasil. Temos a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados, um expressivo número de senadores. O presidente da Câmara, Arthur Lira, é do Progressistas. Aqui no Estado foi o partido que recebeu maior votação na eleição de deputado federal. Somos em dois (deputados) na Câmara (Federal), temos dois deputados estaduais, 12 prefeitos. É também um dos maiores partidos do Espírito Santo”, comentou Da Vitória.
O parlamentar assumiu o comando do PP no Estado após a legenda ficar por muitos anos sob a batuta de Marcus Vicente, hoje Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Vicente, no entanto, segue na liderança do partido, agora como vice-presidente.
“O presidente nacional, Senador Ciro Nogueira (PP), seguindo uma norma programática do partido em todo Brasil, designou a mim e ao deputado Evair (de Melo), um dos vice-presidentes regionais do Progressistas, para darmos sequência ao trabalho que já era realizado no Estado pelo secretário Marcus Vicente, que segue também como vice-presidente”, disse Da Vitória.
O presidente da sigla declarou que ainda há um período longo até o pleito eleitoral do próximo ano, mas ressalta que o Progressistas trabalha para vir forte em 2024.
“Diante de todo o tamanho do partido, posso dizer que o Progressistas vai ter protagonismo nas eleições de 2024 no Estado. Estamos conversando dentro da Executiva Estadual e também com os municípios para formar chapas de vereadores e lançar candidatos a prefeitos ou participar da construção do processo eleitoral em todas as cidades capixabas. Temos ainda um período longo pela frente até as eleições municipais de 2024. Mas posso afirmar que o Progressistas vai ter uma atuação à altura do seu tamanho na eleição do ano que vem”, finalizou.
Bancada federal
A bancada federal capixaba tem parlamentares de ideologias à esquerda, à direita e de centro. Há parlamentares que apoiam o governo federal, outros fazem oposição e alguns que se mantêm neutros. Com pensamentos diferentes, o desafio para o líder da bancada, deputado federal Da Vitória, é fazer com que o interesse comum prevaleça.
“Quando o assunto é a defesa do Espírito Santo, não olhamos de qual partido é o parlamentar. E os deputados e senadores são muito maduros e conscientes sobre isso. Colocam sempre o interesse do Estado acima de qualquer diferença partidária. Cada um, claro, tem a autonomia e legitimidade do seu mandato para defender e trabalhar nas pautas que entender. É legítimo. Todos os 13 parlamentares capixabas estão lá por serem outorgados pelo voto popular e têm independência para exercer o seu mandato”, relatou.
Relação com o governo estadual
“Sempre que foi e for chamada pelo governo do Estado para trabalhar em algum assunto que seja na defesa do interesse dos capixabas, a bancada está apostos e se dedica neste trabalho. E foi assim que tivemos várias conquistas nos últimos anos. A relação com o governo sempre foi boa, diplomática, com todos os membros”, declarou Da Vitória sobre a relação dos parlamentares com o governador Renato Casagrande (PSB).
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.