Lorena Pires, talentosa cantora lírica e estudante da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), adicionou mais um feito ao seu currículo no último sábado (18), ao conquistar a premiação nacional na final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, realizado pelo Conservatório de Tatuí, em São Paulo. Este evento tem como propósito destacar e dar visibilidade nacional a cantores pretos, pardos e indígenas no Brasil.
Sob a tutela do professor Licio Bruno, a soprano lírico Lorena Pires foi a única representante do Espírito Santo nessa edição do concurso, alcançando a posição de vencedora na categoria “Voz Feminina” e levando para casa o cobiçado “Prêmio Maria D’Apparecida”.
Juntamente com um prêmio em dinheiro, Lorena Pires está agendada para se apresentar no dia 14 de dezembro no recital de premiação do concurso, programado para o Teatro Municipal de São Paulo. Por conquistar o primeiro lugar, ela também foi selecionada para participar da Temporada Lírica de 2024 no mesmo teatro, atuando como solista em uma produção, com a data a ser anunciada.
Concurso Natércia Lopes
No próximo sábado (25), Lorena Pires subirá ao palco do Teatro Sesc Glória ao lado da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), no Concerto de Encerramento do Festival de Música Erudita. Essa performance faz parte dos prêmios angariados no 2° Concurso de Canto Natércia Lopes, realizado em setembro deste ano, na cidade de Vitória.
“É com muita alegria que celebramos mais esta vitória da Lorena (Pires). A potência dela é inspiradora para as mulheres de todas as etnias da comunidade acadêmica da Fames e da sociedade capixaba”, comemorou o diretor da Fames, Fabiano Araújo.