sábado, 21 de dezembro de 2024

Dia do Empreendedor: entre oportunidades e desafios, brasileiros seguem empreendendo

Nesta quinta-feira (5) é celebrado nacionalmente o Dia do Empreendedor. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999. O cenário empreendedor no país tem sido de crescimento, mas os desafios ainda são muitos.

Continua após a publicidade

De acordo o relatório de 2022 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), o Brasil teve em 2022 a 2ª maior população absoluta de “potenciais empreendedores”, com 51 milhões de brasileiros, ficando atrás apenas da Índia que conta com 115 milhões.

Entretanto, quando se trata de condições para empreender, dos 49 países que participaram da pesquisa, o Brasil aparece na 48ª posição, com uma nota de 3,6 para as condições de se fazer negócio.

Continua após a publicidade

Entre os principais gargalos destacados pelo relatório estão: burocracias, apoio financeiro e educação sobre empreendedorismo.

Para Breno Zini, empreendedor desde 2017, o maior desafio tem sido a busca por fortalecimento da marca: “o maior desafio de empreender pra mim é a contínua busca por agregar valor a minha marca,  e continuar com ela no mercado sempre em crescimento”.

Breno Zini empreendedor desde 2017 – Foto: acervo pessoal

Ele ainda conta que durante a pandemia do covid-19 sua empresa enfrentou muitas dificuldades financeiras: “eu tenho um bar, então meu estabelecimento, além de ter atividade noturna, não era enquadrado como essencial, por isso passamos por muitos desafios financeiros, foi preciso renegociar aluguel, pagamento de fornecedor e fazer empréstimos que ainda estou pagando”.

Para Marilza Zechini, podóloga e microempreendedora individual (MEI) desde 2013, o maior desafio é administrar todas as tarefas da sua empresa: “Para mim o maior desafio em empreender é dar conta de todos os compromissos!! Ser minha própria gestora”.

Marilza Zechini podóloga e micropemreendedorora individual- Foto: acervo pessoal

Ela conta que durante a pandemia foi muito difícil manter seu negócio diante das restrições: “meu principal desafio no período da covid-19 foi ter sido limitada nos atendimentos aos clientes”

Marilza faz parte dos 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) que atuam no Brasil. Os dados são das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo também mostrou que 50,2% dos MEIs atuavam no setor de serviços. Cabeleireiros e tratamento de beleza, ficaram entre as principais atividades dos microempreendedores eram (9,1% dos MEIs), comércio varejista de artigos de vestuário e acessório (7,1%) e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (6,3%).

No segmento de cabeleireiros e tratamento de beleza, aliás, os MEIs representavam 90,4% do total do pessoal ocupado.

Leia também: 

Brasil registrou mais de 13 milhões de MEIs em 2021, segundo pesquisa

 

Continua após a publicidade
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva é comunicóloga, jornalista e atua como assessora de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:58 am
Anoitecer
06:20 pm
26ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h
22/12
Dom
Mínima
24ºC
Máxima
26ºC
23/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
24/12
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
23ºC
25/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Ana Morelli Nunes

A Trilogia Peças Infernais: entre amores impossíveis, sacrifícios e o universo...

Leia também