Um espaço de referência online para quem busca conhecer e se aprofundar sobre o patrimônio material e imaterial, os sítios históricos e as manifestações culturais do Espírito Santo. O portal Patrimônio Capixaba disponibiliza cerca de mil imagens, mais de 300 vídeos, 350 textos e outros materiais que podem ser utilizados em estudos, pesquisas e outros usos pelas pessoas interessadas nos temas.
De acordo com a coordenadora do projeto, Thais Helena Leite, o portal é destinado principalmente para que professores de diversas disciplinas tenham material para preparação de aulas concentrados em uma única plataforma. Além disso, o conteúdo é útil para toda e qualquer pessoa interessada em estudar sobre o patrimônio do estado.
“No portal, estão disponíveis diversos materiais com as devidas referências. São textos acadêmicos, artigos científicos, teses e dissertações, produtos culturais, além de imagens referenciadas, vídeos que podem ser usados nas escolas, documentos em PowerPoint preparados para aulas e uma lista completa de todos os patrimônios registrados em nossa pesquisa, que busca ser o mais abrangente possível”, acrescenta Thais Helena Leite, que também é escritora, pesquisadora, professora e uma das principais referências sobre História do Espírito Santo.
O portal é resultado de aproximadamente um ano de trabalho, que contou com participação de equipe multidisciplinar que inclui – além de Thais Helena – a geógrafa Ediane Paganini, a socióloga Alessandra Barros, o pesquisador Reginaldo Moreira e a profissional multimídia Luna Arruda.
Para alcançar o maior número possível de professores e educadores das redes pública e privada de ensino, o portal Patrimônio Capixaba também tem apoio do Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo (Sinpro-ES), que contribui com a divulgação e mobilização de suas redes em torno da proposta.
Os usuários do portal Patrimônio Capixaba ainda poderão interagir com o conteúdo e dialogar entre si por meio de fóruns, com os quais haverá trocas de informações e sugestões para enriquecer ainda mais o site.
Péricles retorna ao Espírito Santo com o Pagode do Pericão II