sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Não pule o treino de pernas!

O treinamento de força desempenha um papel crucial na busca por um corpo saudável e resistente, mas muitas vezes negligenciamos o treinamento das pernas, também conhecido como “legday”.

Continua após a publicidade

Isso é um erro, pois fortalecer as pernas é fundamental. Incorporar consistentemente o treinamento de pernas na sua rotina não só constrói uma base sólida para o corpo, mas também promove estabilidade, equilíbrio e aumenta a longevidade das articulações.

Além disso, o treinamento de pernas beneficia o desempenho esportivo, melhorando a força explosiva, agilidade e velocidade, proporcionando vantagens competitivas para atletas. Também é um aliado poderoso no controle de peso, pois os músculos das pernas consomem mais energia, resultando em uma maior queima de calorias, auxiliando na redução da gordura corporal.

Continua após a publicidade

O “legday” tem impacto positivo no equilíbrio hormonal, estimulando a produção de hormônios anabólicos e melhorando a circulação sanguínea. Fortalecer as pernas impulsiona o desenvolvimento muscular em todo o corpo. Além disso, contribui para uma estética corporal mais equilibrada, evitando desproporções entre tronco e membros inferiores.

Lembre-se de que um treinamento de pernas completo envolve diversos músculos, como glúteos, quadríceps, posteriores de coxa, abdutores, adutores e panturrilhas.

4 exercícios para um treino de pernas completo

Agachamento Livre

Agachamento Livre- Reprodução

Movimento básico e fundamental para todos os praticantes de musculação ou qualquer outro esporte. Trabalha de forma direta os músculos da coxa e glúteo e têm grande solicitação dos músculos estabilizadores, como o abdômen e os eretores da coluna.

Levantamento Terra

Levantamento terra – Reprodução

Assim como o agachamento, o levantamento terra é um exercício básico e fundamental para desenvolver um corpo forte e saudável. Os principais músculos trabalhados no levantamento terra são o glúteo, os músculos da coxa, e também tem alta ativação do abdômen e músculos das costas como estabilizadores de movimento.

Cadeira flexora

Reprodução
Cadeira Flexora- Reprodução

É um movimento específico e imprescindível para desenvolvimento dos músculos posteriores da coxa. Durante o exercício, o indivíduo se senta na máquina, coloca as pernas sob um suporte e flexiona os joelhos, levando os calcanhares em direção ao glúteo. Esse exercício também pode ser feito deitado, em máquinas especificas.

Flexão plantar

Flexão plantar- Reprodução

O exercício de flexão plantar é um movimento no qual você eleva os calcanhares, estendendo os tornozelos e apontando os pés para baixo. Esse movimento trabalha principalmente os músculos da panturrilha, podendo ser feito com os joelhos estendidos ou flexionados.

Para obter os melhores resultados, busque a orientação de um profissional de educação física. Ao fazer isso, você estará no caminho certo para uma jornada de fitness mais eficaz e satisfatória, colhendo os frutos dessa escolha ao longo do tempo.

Leia também:

A influência do sono no sucesso da atividade física

 

 

Continua após a publicidade
Lourenço Aresi
Lourenço Aresi
Lourenço Aresi é profissional de Educação Física e atua como personal trainer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:02 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
23/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
23ºC
24/11
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
24ºC
25/11
Seg
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
26/11
Ter
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Novembro Negro: reflexão, resistência e empoderamento das mulheres negras

Leia também