Chegamos a 11ª cidade da nossa série pelos 78 municípios do Espírito Santo, a cidade de Baixo Guandu. A cidade da região noroeste do estado, está localizada a cerca de 180 km da capital e ocupa uma área de 916,931 km², sendo que 8,1 km² estão em perímetro urbano. Em 2022 a população da cidade era de 30 674 habitantes.
Veja a seguir um pouco mais sobre a história de Baixo Guandu e conheça a origem do nome da cidade.
Baixo Guandu
A região de Baixo Guandu começou a ser desbravada no final do século XVIII, porém somente na segunda metade do século XIX foi ue ocorreu de fato o povoamento do lugar.
Na década de 1870, sob incentivo de José Vieira de Carvalho, vieram para as terras guanduenses fluminenses do município de Cantagalo, que fundaram colônias onde cultivavam cereais, cana de açúcar e o café. Pouco tempo depois vieram imigrantes, em sua maioria italianos, que também colaboraram no desenvolvimento das culturas agrícolas.
Em 1915 foi criado o distrito de Baixo Guandu, subordinado a Colatina. A emacipação aconteceu em 1935.
O município é cortado pelo Rio Doce, e por seu próprio afluente, o Rio Guandu. Alguns dados históricos destacam que Baixo Guandu se origina da palavra indígena “nandu” que pode ser variante de “nhandu” (ema). O “Baixo” teria sido acrescentado porque a foz do rio Guandu está em área baixa.
Leia também: