A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vinculado ao departamento de Serviço Social. O projeto existe desde 1996 e muitos capixabas e até mesmo estudantes da Ufes ainda não o conhecem.
Desde o seu início, lá na década de 90, a Unapi preserva o seu principal objetivo de ser um lugar de sociabilidade e acolhimento para a pessoa idosa. Lá, elas têm a oportunidade de diálogo, aprendizado, envelhecimento ativo e manutenção da saúde física e mental.
Dona Penha Rangel participa do projeto desde 1998 e ao longo destes anos vem aproveitando tudo o que o lugar tem a oferecer.“Pra mim é muito importante participar da Unapi porque a gente convive com outras pessoas e a gente tem um relacionamento muito bom.”, conta.
As inscrições gratuitas são abertas duas vezes ao ano, uma vez em cada semestre. Qualquer pessoa idosa tendo passado dos 60 anos pode participar e desfrutar das diversas oficinas e módulos oferecidas pelo projeto. Dança Sênior, Oficinas de Psicologia, de Lógica, Memória e Smartphone, aulas de Espanhol, Francês e Yoga são algumas atividades presentes no semestre de 2023/2.
Para simbolizar o início deste novo semestre, foi realizada, no auditório Manoel Vereza de Oliveira, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes, a Cerimônia de Abertura da Unapi.
As coordenadoras do projeto são Monique Cordeiro e Cenira Oliveira. Além de profissionais de diferentes áreas de atuação, como: Assistente Social, Professores de Educação Física e Enfermeiros, o projeto conta com quatro estagiárias e uma bolsista: Fernanda Medina, Rayane Silva, Madê Soares, Jennifer Nunes e Marley Rocha, sendo a última bolsista.
Café com Prosa
Os idosos podem participar de quantas oficinas quiserem. “E quando eles já passaram por todas atividades, o que fazer?”
Segundo Fernanda Medina, estagiária da Unapi, o projeto “Café com Prosa” foi fruto do ócio criativo de participantes que já haviam aproveitado todas as atividades disponíveis. Por meio da vontade de permanecer e até mesmo trazer novas questões à Unapi, este projeto foi criado e é dedicado aos momentos de conversa sobre diferentes temáticas. Qualquer assunto que os idosos queiram prosear, é abordado no Café.
“Quando eu dava suporte ao Café com Prosa, lembro que tinha vários assuntos, a exemplo de arte, sexualidade e saúde mental”, pontua Medina.
Não é à toa que a Unapi existe há quase 30 anos. O intuito de promover saúde e sociabilidade aos idosos se mistura com uma prática não menos importante: a escuta aos anseios dos participantes.
Leia também: