terça-feira, 26 de novembro de 2024

Cidades capixabas: por que Alfredo Chaves?

Continuando nossa série vamos desvendar a história por trás do nome da cidade de Alfredo Chaves, localizada na região sudeste do Estado. 

Continua após a publicidade

Alfredo Chaves

A história do município de Alfredo Chaves iniciou com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra, divididas em cinco partes chamadas Sesmarias.

Tempos depois, um conde italiano, que veio ao Brasil para vender joias e comprar terras, deu ao seu filho por dote toda a propriedade da área da Quatinga que era parte das Sesmarias.

Continua após a publicidade

Na região, em 1877, chegaram os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Durante esse período, os italianos encontram muitas dificuldades ao chegarem na região. Coberta de matas virgens, o local era habitado apenas por animais selvagens, como as feras.

Com a posse das terras, os italianos passaram a produzir para sua sobrevivência e transformaram verdes florestas em cafezais e lavouras.

Em 1878, novos imigrantes italianos chegaram e continuaram a subir o rio para se fixarem nos vales acima de Benevente e Batatal. Evitando assim, as constantes enchentes e os ataques dos indígena.

Nesse mesmo ano, Dom Pedro II envia ao ministro da colonização, o engenheiro Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, para expulsar os indígenas instalados nas fazendas Togneri e Gururu. O município recebe o nome Alfredo Chaves em homenagem ao Ministro da Colonização.

O distrito de Alfredo Chaves foi emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente.

Leia também:

Cidades capixabas: por que Alegre?

 

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:05 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
0 km/h
27/11
Qua
Mínima
20ºC
Máxima
27ºC
28/11
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
29/11
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
30/11
Sáb
Mínima
24ºC
Máxima
30ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Novembro Negro: reflexão, resistência e empoderamento das mulheres negras

Leia também