Continuando nossa série vamos desvendar a história por trás do nome da cidade de Alfredo Chaves, localizada na região sudeste do Estado.
Alfredo Chaves
A história do município de Alfredo Chaves iniciou com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra, divididas em cinco partes chamadas Sesmarias.
Tempos depois, um conde italiano, que veio ao Brasil para vender joias e comprar terras, deu ao seu filho por dote toda a propriedade da área da Quatinga que era parte das Sesmarias.
Na região, em 1877, chegaram os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Durante esse período, os italianos encontram muitas dificuldades ao chegarem na região. Coberta de matas virgens, o local era habitado apenas por animais selvagens, como as feras.
Com a posse das terras, os italianos passaram a produzir para sua sobrevivência e transformaram verdes florestas em cafezais e lavouras.
Em 1878, novos imigrantes italianos chegaram e continuaram a subir o rio para se fixarem nos vales acima de Benevente e Batatal. Evitando assim, as constantes enchentes e os ataques dos indígena.
Nesse mesmo ano, Dom Pedro II envia ao ministro da colonização, o engenheiro Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, para expulsar os indígenas instalados nas fazendas Togneri e Gururu. O município recebe o nome Alfredo Chaves em homenagem ao Ministro da Colonização.
O distrito de Alfredo Chaves foi emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente.
Leia também: