Continuando nossa série vamos desvendar a história por trás do nome da cidade de Alegre, localizada na região sudoeste do Estado.
Alegre
Até a descoberta da região onde se encontra a cidade de Alegre, houve um longo processo de abertura de estradas.
A escolha da coroa portuguesa em abrir um novo caminho para as Minas Gerais foi motivada na maioria pelas dificuldades de locomoção que enfrentavam naquele período. O processo foi iniciado em 1811, logo após a liberação das áreas que estavam impedidas de comércio e tráfego.
Em 1820, o governador das capitanias hereditárias, Manoel Esteves de Lima, teve a missão de chefiar a expedição que procuraria terras férteis para exploração agrícola.
Com as terras ocupadas e destinadas a João Teixeira da Conceição, lhe foi designado a cuidar terras nas quais deveriam se formar fazendas, construir e manter ranchos de apoio às tropas.
A partir daquele lugar, surgiu um povoado que, em 1869, seria denominado “Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Alegre”. Mais tarde a região seria elevada à categoria de município conforme a Lei n.º 1.208.
Na cidade existe uma lenda antiga, difundida entre os moradores, que o rancho construído na região tornou-se conhecido pela presença ali de uma Cachorrinha Alegre. Nome este que se estendeu ao povoado que se formava e, ao Município do qual é sede.
Gostou? Em breve a gente compartilha aqui no Capixaba outros nomes de cidades.
Leia também: