A jovem goleira de futebol, Maria Eduarda Olindino de 18 anos, vive um momento único em sua vida. Através do esporte ela recebeu a oportunidade de estudar Arquitetura e Urbanismo na Mercer County Community College – MCCC em Nova Jersey nos Estados Unidos e agora realiza um vaquinha para reunir recursos suficientes para custear o inicio desse sonho.
“Meu contato com o esporte foi desde muito nova porque meu pai é professor de educação física e treinador de escolinha de futsal, então desde pequena eu estava pelas quadras acompanhando meu pai, que sempre foi meu maior apoiador”, conta Maria Eduarda no início da nossa conversa.
Seu primeiro contato oficial com o futebol foi em 2017, quando seu pai Wesley Olindino, treinador em uma Escolinha de Futebol, montou um time feminino. Ela começou jogando na linha de defesa, mas se encontrou mesmo como goleira. As meninas ficaram mais velhas e o time se desfez.
Maria Eduarda seguiu com a paixão pelo esporte e em 2021 teve a oportunidade de disputar a Copa Zico sub-17 pelo Ponte Preta, time de um projeto social de Andorinhas. Depois ela jogou por mais um tempo no União FC, também de Andorinhas.
Ainda em 2021 ela foi convidada para disputar o Capixabão no time Estadual, onde conheceu outras duas jogadoras que atuavam no time que abriu as portas para a oportunidade no exterior, o Overtime.
“Acabou aparecendo uma propaganda para mim no Instagram, de uma seletiva da Overtime. Aí eu me inscrevi, passei e entrei nessa Academia em maio de 2022. Lá, eles preparam os atletas para irem para fora, a gente não disputava campeonato, eram sempre jogos internos e amistosos. Em dezembro do ano passado, durante o evento One League, três olheiros estiveram presentes, um da Polônia, um da Itália e um dos Estado Unidos e foi onde eu recebi as propostas, tanto da Polônia, quanto dos Estados Unidos”, contou Maria Eduarda.
Maria Eduarda levou uns meses para escolher a proposta que alinhasse o esporte com o estudo, pois além da paixão pelo futebol a jovem conta que tem o sonho de cursar uma faculdade. A escolha da atleta foi pela bolsa de 80% na Mercer County Community College – MCCC em Nova Jersey, onde vai estudar Arquitetura e Urbanismo. Em troca da bolsa, Maria Eduarda será goleira no time feminino da universidade, que é destaque na 2ª divisão do campeonato universitário do país.
Os recursos arrecadados através da vaquinha serão para custear despesas iniciais e os dois primeiros meses da atleta no país, tais como: taxa única de ingresso na universidade (start fee), alimentação, hospedagem e passagem aérea. Ao todo ela precisa de R$ 20 mil, mas até agora só conseguiu menos da metade do valor. As doações podem ser feitas pela chave pix: 27998939730.
Para chegar ao montante necessário, a jovem também está vendendo uma rifa no valor de R$ 50 que sorteará três raquetes de beach tênis, como mostra a imagem:
Maria Eduarda ainda nos conta que está vivendo um misto de emoções na expectativa para essa nova fase:
“Eu estou apreensiva e feliz ao mesmo tempo. Estou apreensiva porque sei que essa oportunidade depende da minha dedicação em jogar bola lá e também por estar indo para um país com outra cultura, outra língua, por ter que ficar longe da minha família, isso dá medo, mas feliz porque essa é uma oportunidade que reúne as duas coisas que eu mais sonhava, que é cursar arquitetura e jogar bola”, compartilha a jovem.
O embarque da jovem atleta está previsto para ocorrer entre os dias 21 e 28 de julho. Ela precisa se apresentar na universidade até o início de agosto, quando começa a temporada da competição.