A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 35 países que une estudantes, líderes executivos e acadêmicos para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental. Hoje, no Brasil, somos mais de 27 times que visam um futuro melhor por meio do trabalho voluntário.
Um dos times representantes é a Enactus Ufes Vitória, projeto atrelado ao Centro Tecnológico e ao curso de Engenharia de Produção. O time atua com três projetos sociais na capital do estado e tem impactado positivamente centenas de vidas. São eles: Roka, Faelo e Xepa.
Atualmente, a Enactus é um projeto que vai além do viés empreendedor. É uma faculdade de vida, na qual se aprende sobre respeito, empatia, compaixão e transformação. O projeto, que funciona por meio dos estudantes voluntários da Ufes, leva novas possibilidades aos parceiros, empatia pelas vidas que conhecem e a esperança de um mundo melhor e mais sustentável.
Os projetos Enactus são baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que é um apelo global para atingirmos até 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Cada um dos projetos da Enactus Ufes Vitória se baseiam em 3 desses ODS’s e buscam atender os seus objetivos principais e secundários.
O Projeto Roka, baseado nos ODS’s 11, 12 e 14, é um negócio social que visa modificar a realidade da coleta de resíduos em áreas de vulnerabilidade, por meio de um sistema de bonificação que movimenta o comércio local. Atualmente, ele tem se estabelecido na comunidade costeira Jesus de Nazareth, localizada na capital do estado. As coletas da Roka estão próximas de atingir meia tonelada de resíduos plásticos coletados, além de já terem impactado mais de 95 vidas.
O Projeto Faelo, baseado nos ODS’s 8, 10 e 12, tem como foco melhorar a qualidade de vida dos grafiteiros e artistas de periferia, com o intuito de criar uma comunidade online para apoiar artistas urbanos. Os artistas apoiados são Anderson Chic e Nico Duarte.
O Projeto Xepa, baseado nos ODS’s 2, 3 e 12, surgiu com intuito de diminuir o desperdício alimentar causado pelos padrões estéticos do mercado consumidor e, também, fomentar a economia de pequenos produtores, que são os que mais sofrem com a perda dos alimentos. Além disso, tem como objetivo criar cestas verdes contendo alimentos orgânicos em perfeito estado de consumo, que não foram comercializados por conta de suas imperfeições estéticas. Já os alimentos que não estão em bom estado para a culinária, serão destinados ao processo de compostagem, para a produção de biofertilizantes.
Com esses projetos apresentados buscamos impactar vidas e transformar realidades, além de competirmos em editais da rede onde podemos mostrar todo o potencial da Enactus Ufes Vitória de crescer e receber retornos das instituições parceiras para que possamos investir ainda mais nos projetos.
Incrível ver essa apresentação do nosso projeto, queremos continuar expandido dentro do estado até que este se torne pequeno pra gente.