A Microsoft esclareceu que o Windows 11 não manterá a conta do usuário conectada por padrão, mesmo após o desligamento do PC. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) e se originou de um engano anterior por parte de uma equipe de produtos da empresa em janeiro, que gerou preocupações sobre privacidade.
Mudança excluída
Alex Simons, vice-presidente corporativo de gerenciamento de programas de identidade e acesso da Microsoft, afirmou que “não haverá mudanças nas experiências de login para usuários comerciais ou finais” em fevereiro. Ele mencionou que as informações incorretas já foram removidas, esclarecendo que os usuários ainda precisarão fazer login manualmente.
Primeira impressão negativa
A alteração inicialmente proposta permitiria que a sessão do usuário continuasse ativa, mesmo após o fechamento de aplicativos como o Microsoft Edge ou ao desligar o computador. Essa funcionalidade poderia oferecer mais comodidade, mas levantava preocupações consideráveis sobre segurança. Em situações como o uso de PCs públicos, havia o risco de a conta do usuário ser acessada por outras pessoas se não houvesse logout manual.
Possíveis mudanças futuras
Apesar de essa atualização na experiência de login não ocorrer no momento, a Microsoft pode reconsiderar essa decisão em versões futuras do sistema operacional. Fique atento às novidades sobre o Windows 11, assim como outras atualizações no ecossistema da Microsoft, incluindo melhorias na Barra de Tarefas e novas funcionalidades do app Vincular ao Celular.